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A comunicação é uma atividade administrativa que proporciona informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas e proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos. A análise das redes de comunicação ajuda a determinar a maneira mais indicada de comunicar em cada situação. O tipo de rede de comunicação mais eficiente, que evidencia rápida capacidade de influenciação, boa acurácia, com pronunciada ênfase no líder e lenta flexibilidade de mudança no cargo, é denominado(a):
Há um modelo de motivação que se baseia em objetivos gradativos e na hipótese de que a motivação é um processo governando escolhas entre comportamentos. Nesse sentido, existem três fatores que determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre. A relação percebida entre produtividade e alcance dos objetivos individuais traduz o conceito que este modelo designa por:
Uma forma de conhecer o tipo de liderança e seus estilos é observar a atuação do gerente junto ao seu grupo de trabalho. O processo de liderança baseado no princípio de que cada colaborador tem o seu tempo próprio no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Trata-se do seguinte tipo de liderança:
As empresas também precisam participar ativamente no planejamento de carreira de seus colaboradores, a fim de mantê-los satisfeitos e úteis a elas e de não perder os mais talentosos para os concorrentes. Dentre os instrumentos de gestão de carreira, como um conjunto de políticas e práticas que oferecem suporte, destacam-se os programas de preparação e de aperfeiçoamento de gestores, como conselheiros e orientadores. Esses instrumentos referem-se, de forma mais intensa, ao seguinte aspecto:
A avaliação de desempenho, dentro das empresas, tem como meta diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Cada sistema de avaliação possui suas peculiaridades, com pontos fortes e pontos fracos. Há um método com base no fato de que, no comportamento humano, existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos. Trata-se de uma técnica sistemática, por meio da qual o supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e negativos a respeito do desempenho de seus subordinados. Esse método de avaliação de desempenho é: