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Os teóricos clássicos geralmente comparavam as organizações a máquinas e imaginavam o conflito como um sintoma de avaria do maquinário. Os gestores no tempo de Henry Fayol e Frederick Taylor preocupavam-se em descobrir maneiras de evitar ou suprimir o conflito com a maior rapidez e eficácia possível. Os teóricos modernos, contudo, sugerem que o conflito não é necessariamente ruim. A pesquisa atual sugere que possa haver efeitos positivos, uma vez que o conflito:


I. Pode amenizar tensões sociais, ajudando a estabilizar e a integrar as relações. Se resolvido de forma que permita a discussão e a dissipação dos desacordos, pode servir como válvula de escape para pressões acumuladas ao longo do tempo.

II. Permite às partes expressarem reivindicações conflitantes e pode propiciar a oportunidade para reajustar a alocação de recursos valorizados. Estoques de recursos podem, dessa forma, ser consumidos mais eficazmente devido a mudanças induzidas pelo conflito.

III. Ajuda a manter o nível de estímulo ou ativação necessário a operar de modo inovador. Ao fazer isso, pode servir de fonte de motivação para a busca de mudança adaptativa.

IV. Fornece feedback sobre o estado das interdependências e distribuição do poder na estrutura de uma organização. A distribuição do poder necessária para coordenar atividades de trabalho pode ser mais claramente visível e prontamente entendida como resultado do conflito.

V. Pode ajudar a fornecer um senso de identidade e propósito por esclarecer diferenças e separações entre indivíduos ou grupos.


Está correto o que se afirma em

O modelo de motivação e desempenho trazido pela teoria de Henry Murray define as necessidades como preocupações recorrentes com determinados objetivos ou situações particulares. Tendo em vista algumas necessidades psicológicas citadas por tal autor, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Realização.
2. Ordem.
3. Autonomia.
4. Lealdade.
5. Apoio.
6. Agressão.

( ) Ajudar os amigos quando estiverem em dificuldades; tratar a todos com generosidade e simpatia; perdoar e fazer favores aos outros; demonstrar afeto e fazer com que as pessoas confiem em si.
( ) Dar o máximo de si; ter êxito; realizar tarefas que requerem habilidade e esforço; ser uma autoridade reconhecida; fazer algo importante; fazer bem um trabalho difícil.
( ) Combater pontos de vista contrários; repreender os outros; retaliar insultos; culpar as pessoas quando comentem erros; criticá-las publicamente; perceber situações de violência.
( ) Participar de grupos de amigos; formar laços fortes; compartilhar fatos com os amigos; escrever para eles; fazer o maior número possível de amigos.
( ) Ser capaz de ir e vir conforme desejar; dizer o que pensa sobre tudo; ser independente dos demais para tomar decisões; agir sem se importar com o que os outros possam pensar.
( ) Manter a limpeza e a ordem; fazer planos de antemão; organizar detalhes do trabalho; organizar de forma que tudo transcreva normalmente e sem alterações.

A sequência está correta em
Frequentemente é dito aos trabalhadores: “Dê o melhor de si!”. Embora esse axioma seja uma instrução destinada a orientar o desempenho do trabalho nas situações cotidianas, pesquisas demonstraram constantemente que instruções vagas como essa podem, na verdade, minar o desempenho
Tendo como base a Lei Municipal nº 4.667/2019, compete à Comissão de Ética e de Conduta, EXCETO:
Considerando o disposto na Lei Orgânica do Município, aos servidores públicos estatutários é assegurado assistência previdenciária e social prestada, mediante contribuição compulsória, sob forma de: