Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considere as seguintes afirmações sobre o uso de sinais de pontuação no texto.

I - A vírgula colocada depois da palavra parecidos (l.1) poderia ser suprimida, sem acarretar erro ou alteração do significado da frase.

II - As vírgulas antes e depois de e sejam (l.8) poderiam ser substituídas por travessões, sem acarretar erro ou alteração do significado.

III - O ponto final que ocorre após escolaridade (l.26) poderia ser substituído por dois-pontos, iniciando-se a frase seguinte com letra minúscula.

Quais estão corretas?

mostrar texto associado

Considere as seguintes afirmações a respeito da classificação sintática de palavra e segmentos do texto.

I - Na linha 1, o segmento a mesma coisa exerce a função sintática de predicativo do sujeito.

II - Na linha 5, a palavra civilidade exerce a função sintática de objeto direto.

III - Na linha 8, o segmento de família exerce a função sintática de adjunto adnominal.

Quais estão corretas?

mostrar texto associado

Considere as seguintes afirmações sobre o conteúdo de parágrafos do texto.

I - O quarto parágrafo ilustra a diferença que pode ser estabelecida entre ser gentil e ser educado.

II - O sexto parágrafo sustenta que a escolarização é um dos fatores que caracteriza o indivíduo educado.

III - O último parágrafo enfatiza as características do que o autor entende por civilidade.

Quais estão corretas de acordo com o texto?

mostrar texto associado

Considere as seguintes afirmações acerca do conteúdo do texto.

I - Ser gentil e ser educado são conceitos diferentes, apesar de estarem em alguma medida relacionados.

II - A gentileza abarca a educação: ter gentileza é ser educado de forma elegante; ser educado é ter responsabilidade social.

III - Os cariocas, em comparação com os gaúchos, mostram-se mais gentis quando frequentam ambientes hostis e inóspitos.

Quais estão corretas de acordo com o texto?

mostrar texto associado
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 14, 16, 21 e 30.