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De acordo com as normas brasileiras, o elevador elétrico de cargas deve ser utilizado para o transporte de cargas, sendo vedado o seu uso por qualquer pessoa, em decorrência de suas restrições dimensionais e dos requisitos de segurança.
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Segundo as normas técnicas brasileiras, há três classes de carregamento previstas para elevadores elétricos de carga: classe A, para cargas comuns; classe B, para transporte de veículos utilitários ou automóveis de passageiros; e classe C, para carregamentos feitos por empilhadeiras motorizadas que podem, inclusive, ser transportadas no elevador ou, ainda, para outros carregamentos com grandes concentrações de carga, mesmo que não se utilize empilhadeira motorizada.
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Como regra geral, não se recomenda a manutenção preventiva sistemática nos equipamentos de transporte tipo monta-cargas, nos quais é proibido o transporte de pessoas, exceto quando se tratar de máquina de tração; deve-se privilegiar um programa de manutenção corretiva para as outras partes e componentes do equipamento.
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Admite-se, para fins de projeto e construção de elevadores cuja finalidade é o transporte de passageiros portadores de deficiência, que as dimensões do interior de sua cabina sejam tais que impossibilitem o giro da cadeira de rodas.
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A manutenção autônoma, que pode envolver tanto ações corretivas quanto preventivas, é realizada por técnicos especializados do departamento de manutenção da organização que tem autonomia para definir planejamento, controle e programa específico de manutenção para cada ativo catalogado.