Filtrar


Questões por página:

Em um seminário nacional, um renomado palestrante alertou para o fato de que muitas organizações ainda apresentam características relacionadas ao paradigma mecanicista de comunicação. Considere os seguintes aspectos ligados à comunicação organizacional:

I - análise dos contextos sociais;
II - comportamento padronizado;
III - eficácia organizacional;
IV - fenômeno subjetivo e cultural;
V - prática voltada a resultados;
VI - relações de poder;
VII - visão funcionalista.

As características relacionadas ao paradigma mecanicista são, APENAS,

A necessidade de manter as organizações em sintonia com as novas tecnologias e assegurar a possibilidade de acompanhar as inovações do ambiente tem justificado a aplicação de técnicas de mapeamento dos processos organizacionais com a perspectiva de melhoria, visando à manutenção da competitividade e, consequentemente, a sobrevivência organizacional. Nesse sentido, a utilização das técnicas de mapeamento, que tem como propósito específico a identificação da situação atual em que se encontram os processos organizacionais, tem como principal objetivo

Uma administração do tipo gerencial tem nos resultados organizacionais a sua principal orientação. Nessa perspectiva de gestão, os mecanismos voltados para a aferição do desempenho e dos resultados devem estar previstos nos programas e projetos organizacionais, condicionados a indicadores que permitam traduzir, de forma mensurável, o alcance efetivo dos objetivos propostos, bem como possibilitem o monitoramento e a avaliação dos resultados obtidos, orientando a tomada de decisão dos gestores. Na formulação de indicadores para um determinado projeto, um gestor deve se assegurar de que cada indicador seja

O interesse pelas técnicas de gerenciamento de projetos tem-se intensificado nos últimos anos entre os gestores brasileiros, tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada. O aumento expressivo do número de certificações emitidas por institutos internacionais reflete essa tendência. A demanda por um gerenciamento eficaz de projetos cada vez mais numerosos e complexos tem induzido inúmeras organizações a desenvolverem estruturas organizacionais conhecidas como Escritórios de Projetos, responsáveis pelos processos de gestão de projetos. Há, atualmente, uma diversidade de modelos de escritórios cujas funções podem variar de acordo com o estágio da organização e o tipo de estrutura organizacional. A criação de escritórios de projetos tem como finalidades

No atual cenário de complexas mudanças, a análise dos fatores ambientais externos e internos à organização tem sido fundamental na definição de uma estratégia que oriente a atuação dos gestores nas organizações públicas e privadas.

Em algumas organizações, essa planificação estratégica já apresenta uma vinculação direta a uma concepção moderna de gestão integrada de projetos, que tem como característica a utilização de projetos como instrumento de ação estratégica. Neste sentido, no desafio pela busca de integração de projetos à estratégia organizacional, os gestores devem centrar esforços na