Filtrar


Questões por página:

O respeito à diversidade humana é o primeiro passo para construirmos uma sociedade inclusiva e a informação é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação. Assim, conhecer os tipos de deficiência, a evolução das terminologias e mitos e verdades sobre o tema são fundamentais para uma intervenção profissional. Considere as afirmativas abaixo:

I. Via de regra, uma pessoa com deficiência é uma pessoa doente, necessitando de cuidados e atenções diferenciadas.
II. A deficiência impõe, em casos específicos, a necessidade de adaptações.
III. Não é correto utilizar o termo surdo-mudo, pois a pessoa surda fala a língua de sinais, e a terapia fonoaudiológica pode colaborar para o desenvolvimento da fala oral.
IV. Toda pessoa com paralisia cerebral possui um atraso no desenvolvimento cognitivo.
V. Conforme texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência, a terminologia atualmente adotada deve ser portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência.

Está correto o que se afirma APENAS em

Conforme Baptista, a especificidade que particulariza o conhecimento produzido pelo serviço social é a inserção de seus profissionais em práticas concretas. [...] porém o que o diferencia é o fato de ter em seu horizonte um certo tipo de intervenção: a intervenção profissional. Sua preocupação é com a incidência do saber produzido sobre a sua prática: em serviço social, o saber crítico aponta para o saber fazer crítico. Nessa direção, o grande desafio está em desencadear um processo de desvelamento e apreensão dos limites e possibilidades presentes, e às vezes ocultos, nas práticas cotidianas dos assistentes sociais. Assim, como instrumento para este desvelamento, no exercício profissional, faz-se necessária a incorporação

Considere as afirmativas abaixo quanto ao direcionamento do exercício profissional do assistente social.

I. Este decorre de forma linear e consensual, haja vista a posição hegemônica da categoria.

II. Há um confronto entre os profissionais que assumem o objeto de trabalho da organização como deles mesmos em detrimento de outros, que entendem que os caminhos para a construção das respostas profissionais são indicados pelo projeto ético-político, pelos usuários e pela realidade social.

III. O meio em que se desenvolve o exercício profissional nem sempre apresenta condições favoráveis que permitam a compatibilidade entre direcionamento ético-político e projeto profissional da categoria.

Esta correto o que se afirma APENAS em

A família desempenha papel fundamental aos seus membros como referência social de pertencimento para eles, mas também na relação com o Estado, no sentido de ser a instituição social decisiva para

No que se refere ao conceito família, considere as afirmativas abaixo.

I. No século XXI, pelos tipos alternativos de convivência, a família tem sido chamada de pós-moderna ou pluralista.
II. Nas famílias pobres a realidade da composição familiar é o modelo de família nuclear.
III. Segundo estudos recentes, nas regiões urbanas brasileiras o núcleo familiar é predominantemente composto por várias gerações.

Está correto o que se afirma em