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O planejamento de serviços de informação requer que o bibliotecário conheça bem as fontes de informação na área, os serviços existentes, os usuários. Especificamente nessa atividade, os não usuários dos serviços de informação não interferem, pois os elementos fundamentais já estão contemplados.
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Do ponto de vista do tempo, o planejamento pode ser de longo, médio e curto prazo. O planejamento de longo prazo estabelece a ligação entre os grandes objetivos e diretrizes da instituição e os procedimentos do planejamento a curto prazo.
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Em bibliotecas especializadas, a atividade de planejamento frequentemente ocorre no nível operacional, uma vez que o planejamento estratégico e o tático constituem prerrogativa dos níveis de direção da instituição a que pertencem.
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Tornar possível a ocorrência de eventos que de outro modo não aconteceriam, reduzir riscos e aumentar o aproveitamento de oportunidades, compensar incertezas e mudanças e reduzir custos são vantagens da atividade de avaliação de serviços de informação.
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A abordagem teórica do sense making, recorrentemente utilizada em estudos de usuários quantitativos, procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.