Filtrar


Questões por página:

Considere as seguintes proposições:

I. O direito fundamental à informação deve ser respeitado pelos órgãos seguindo o preceito geral da publicidade, com a divulgação de informações de interesse público independente de solicitações e com o uso dos meios de tecnologias digitais. PORQUE

II. A gestão transparente da informação pública é essencial para desenvolver a cultura de transparência e o controle social sobre a administração pública, em todas esferas e níveis.

Sobre essas duas proposições, é correto afirmar que

Segundo o Art.24 da Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), a informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. O tempo máximo de restrição a uma informação classificada como secreta é de

Compete à Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo:

I. Promover e divulgar informações institucionais ao público interno e externo, por quaisquer meios de comunicação.

II. Criar, manter e atualizar a página da Defensoria Pública do Estado na internet.

III. Viabilizar, via Escola da Defensoria Pública do Estado, as atribuições da instituição no sentido de informar, conscientizar e motivar a população carente, inclusive por intermédio dos diferentes meios de comunicação, a respeito de seus direitos e garantias fundamentais.

IV. Indicar, ao Defensor Público-Geral do Estado, o Diretor da Escola da Defensoria Pública do Estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Você trabalha no departamento de Comunicação Social de uma Defensoria Pública e recebeu a incumbência de elaborar uma matéria para o website da instituição com as seguintes informações:

− Uma grávida de 21 anos obteve uma decisão judicial provisória que determinou, com base em registros de conversas por celular, que seu ex-namorado pague os alimentos gravídicos − para cobrir os gastos decorrentes da gravidez.

− Após a mulher informar o ex-namorado da gravidez, há registros de conversas mantidas no celular demonstrando que o homem se dispôs a prestar auxílio financeiro durante a gestação, porém não cumpriu o prometido.

−O ex-namorado deverá pagar mensalmente um valor correspondente a 20% de seu salário líquido, incluindo férias, 13º salário, horas-extra, abonos, gratificações, verbas indenizatórias e fundiárias.

− Nomes e vinculações profissionais de juiz e defensor público.

A partir dessas informações, pode-se afirmar que a publicação da notícia tem como objetivo

Matérias jornalísticas elaboradas com a finalidade de divulgar conhecimento são aquelas que