Filtrar


Questões por página:
Desde que as campanhas políticas foram profissionalizadas com a integração de publicitários, os estudiosos da comunicação passaram a realizar estudos para compreender como conceitos utilizados na publicidade comercial se ajustam à propaganda eleitoral. Rejane Vasconcelos Aciolly Carvalho em (A produção da política em campanhas eleitorais. Campinas: Pontes; Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, NEPS, 2003.) utiliza um conceito bastante estudado na área para definir um processo intencional, planejado, de construção do perfil de personagens a serem postos em circulação na esfera pública mediática, e que pretendem distinguir-se na conquista de afetos positivos dos destinatários, conduzindo-os a uma "escolha" ou adesão face às ofertas simbólicas dos concorrentes.

O conceito usado pela autora é o de

Talvez eu fale tão pouco de comunicação porque para mim essa noção está implícita na ....... A comunicação é a cola do mundo pós-moderno. Dito de outra forma, ela é um meio de reencarnação desse velho simbolismo, simbolismo arcaico, pelo qual percebemos que não podemos nos compreender individualmente, mas que só podemos existir e compreendermo-nos na relação com o outro"

(MAFFESOLI, M. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n.20, p.13-20, abr.2003.2003, p.13). Eduardo Portanova Barros (http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/ stories/pdfs)

Ao explicar as concepções teóricas de Maffesoli lembra que o filósofo defende que, "para além de uma concepção progressista, destacam-se três arcaísmos na pós-modernidade: o retorno de Dioniso (dimensão hedonista da existência), a ideia de tribo (modo de estar-junto a partir do gosto compartilhado) e a de nomadismo (sedentarização da existência, retorno da animalidade, do bárbaro e do selvagem)".

A palavra que completa o trecho do texto de Maffesoli, é

Relacione os seguintes conceitos:

a. Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes. (Saul Fruta Bekin)

b. Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. (Margarida M. K. Kunsch)

c. Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista a influência político-social. (Margarida M. K. Kunsch) aos nomes:

I. Comunicação Institucional.

II. Comunicação Interna.

III. Endomarketing.

No dia 26 de maio, os órgãos de imprensa destacaram a participação do consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no II Fórum Nacional de TVs Públicas. Na ocasião Bechara revelou a importância do Canal da Cidadania, que será implementado pelo Ministério:

A ideia do Canal da Cidadania é ser o canal da cidade. Os municípios precisam se mostrar. O canal será um espaço para as comunidades. Também vamos permitir a programação dos poderes locais, o que vai dar mais transparência ao cidadão. Além disso, será o canal da governança eletrônica. Isso vai permitir que serviços públicos possam ser prestados utilizando a interatividade.

O consultor jurídico destacou que o cidadão poderá

Um arquivo fechado garante que a impressão do trabalho preserve todos os dados registrados, como fontes, imagens, tamanho de página, tipo de separação de cor, tipo de retículas, etc. Esses arquivos são gerados pelos programas onde foi desenvolvido o trabalho, que podem ser, entre outros: