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O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que
Numa relação professor-aluno cujo contrato didático seja construído a partir de laços de confiança, são atributos imprescindíveis

I. contar com os conhecimentos e as contribuições dos alunos, tanto no início das atividades quanto durante sua realização.

II. ajudar os estudantes a encontrar sentido no que estão pesquisando e estudando.

III. promover um clima, no qual a autoestima e o autoconceito fiquem minimizados.

IV. potencializar progressivamente a autonomia e a dependência dos estudantes na definição de objetivos para o trabalho.

Assinale
Observe as seguintes características

1. parte do diálogo entre diferentes formas de conhecimento.

2. busca a ousadia e o exercício da pesquisa.

3. a diferença é parte do trabalho.

4. parte do paradigma emergente do conhecimento.

Essas características se referem a uma prática que
Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com
Na Fundação Educacional Laranjeiras, 50% das reuniões deste semestre visaram a construção do Projeto Político Pedagógico. A nova gestão pretende ser bastante democrática em todas as suas ações. Para isso, o Projeto Político Pedagógico poderá contribuir para mudanças significativas, se considerar que

I. toda a comunidade deve participar da construção desse Projeto, que foi demandado pelo órgão gestor.

II. funcionários em geral, gestores, estudantes e suas famílias ficarão todos responsáveis pela tarefa de construir o Projeto.

III. a elaboração do Projeto só se dá através de um processo de construção coletiva, envolvendo toda a comunidade da Fundação.

IV. a Fundação pode abrir mão das decisões inerentes a ela, pois, com isso, conquista sua autonomia e especificidade.

Assinale