Petrobras - 2014 - 2
limpar filtros
Questões por página:

A Figura abaixo apresenta o traçado de tubulações, utilizado por um técnico na elaboração de projetos de tubulação industrial.



A representação corresponde à tubulação

Uma classe de erros muito comum, quando se utilizam instrumentos, é a chamada erro grosseiro. Geralmente, ao se inserir um instrumento num circuito, mudam-se as condições desse circuito. Um voltímetro classe 1 kΩ / V é utilizado para medir o valor de um resistor conectado em série com um amperímetro cuja resistência interna é desprezível. As leituras do voltímetro na escala de 0 a 100 volts e do amperímetro são, respectivamente, 50 volts e 5 mA.

A resistência real (efetiva) do resistor desconhecido, em kΩ é
O desempenho dos instrumentos de medição tem a precisão e a exatidão como características. A precisão é importante para assegurar que ocorra a reprodução das medidas, e uma boa indicação é o desvio padrão das mesmas. Com esse propósito, em uma determinada subestação de energia elétrica, efetuaram-se diversas medidas da corrente elétrica, em um cabo energizado, utilizando-se um transformador de corrente e um amperímetro digital, em intervalos de doze minutos, durante uma hora. Uma amostra dessas medidas é: 8, 12, 12, 8, 10 mA.

O desvio padrão calculado para essa amostra é
Os fluidos estão relacionados a quase todo trabalho humano, nas mais diversas áreas do conhecimento. Quase toda a energia elétrica no Brasil é gerada pelo escoamento de água ou de vapor através de turbinas que movimentam os geradores. Máquinas precisam ser lubrificadas, e o lubrificante é um fluido. Uma importante propriedade dos fluidos é a viscosidade, cujo efeito é provocar a aderência desses fluidos à superfície.

Observa-se que a diferença entre a viscosidade nos líquidos e a viscosidade dos gases, respectivamente,
Em um sistema de controle de processos, os transmissores são equipamentos destinados a medir a variável do processo e a transmitir a informação para outros equipamentos receptores. Os sinais transmitidos podem apresentar características elétricas, hidráulicas, pneumáticas ou eletrônicas. Os sinais eletrônicos são padrões conhecidos como 4 a 20 mA, 10 a 50 mA e 1 a 5 V, dependendo do fabricante do equipamento.
Ao longo do tempo, a comunicação evoluiu do padrão analógico 4 a 20 mA para uma comunicação com padrão digital. O primeiro passo nesse sentido foi a utilização do protocolo HART (Highway Addressable Remote Transducer), um protocolo mestre escravo com taxa de transmissão de 1200 BPS, usando modulação FSK (Frequency Shift Keying), que é sobreposto ao sinal 4 a 20 mA.

Nesse contexto, em relação ao protocolo HART, observa-se que