Petrobras - 2014 - 2
limpar filtros
Questões por página:
Os tratamentos térmicos dos aços dependem fortemente da adição de solutos capazes de aumentar o campo austenítico ou o campo ferrítico e de precipitar carbonetos.
Para aumentar o campo austenítico e favorecer a temperabilidade, o aço poderá ter os seguintes elementos de liga estabilizadores da austenita:
A transformação martensítica gera uma fase metaestável nos aços, a qual apresenta propriedades mecânicas muito especiais. Em relação às características presentes nas transformações martensíticas, considere as afirmativas a seguir.

I - A transformação martensítica em aços faz com que eles fiquem mais maleáveis porque o carbono se precipita na forma de carbonetos durante a transformação.
II - A transformação martensítica em aços faz com que eles fiquem mais duros porque o carbono permanece em solução.
III - Aços que sofrem a transformação martensítica ficam mais dúcteis porque o carbono permanece em solução.
IV- A transformação martensítica em aços faz a estrutura cúbica de face centrada da austenita se transformar em tetragonal de corpo centrado.

Estão corretas as afirmativas

A Figura abaixo apresenta um diagrama TTT (Transformação - Temperatura - Tempo) de um aço com quatro propostas distintas de resfriamentos iniciados de uma mesma temperatura de austenitização e numerados de 1 a 4.



Um engenheiro precisa tratar termicamente duas peças desse aço para obter duas microestruturas distintas: a primeira microestrutura é composta de bainita e martensita, enquanto a segunda microestrutura apresenta somente perlita.
Que programas de resfriamento esse engenheiro deverá propor para essas duas microestruturas?

Aços de construção mecânica são ligas de ferro e carbono com adição de elementos de liga capazes de aumentar a resistência mecânica pela precipitação de carbonetos ou pelo aumento da temperabilidade.
Nesses aços, os elementos que favorecem a precipitação de carbonetos são os seguintes:
A curva TTT representa uma transformação de fase, ou mais de uma, em função da temperatura e do tempo. Essa curva é obtida através de tratamentos isotérmicos. No caso dos aços, o tratamento corresponde a uma austenitização em temperaturas elevadas, seguida de um resfriamento muito rápido para uma temperatura intermediária e manutenção nessa temperatura por um tempo suficientemente longo para que a transformação ocorra. A transformação da austenita em perlita costuma apresentar uma forma em C, demorando para ocorrer em temperaturas muito elevadas e muito baixas.
Essa forma em C é resultado de um processo de nucleação e crescimento em que a