Petrobras - 2014 - 2
limpar filtros
Questões por página:

Dois metais A e B apresentam um diagrama de equilíbrio de fases à pressão de uma atmosfera, como apresentado abaixo.



Em relação ao que é apresentado no diagrama, considere as afirmativas a seguir.

I - O resfriamento de uma liga contendo 25% de B começará com a formação da fase sólida β.
II - O resfriamento de uma liga contendo 25% de B começará com a formação da fase sólida α.
III - As fases líquido, α e β estão em equilíbrio simultâneo em uma única temperatura.

Está correto o que se afirma em

O ensaio Jominy é um dos mais empregados para definir a temperabilidade de um aço. O gráfico abaixo apresenta o resultado do ensaio Jominy em três aços distintos.



Após análise do resultado desse ensaio, constata-se que o(s) aço(s)

Um engenheiro precisava de chapas de alumínio comercialmente puro de 2 mm de espessura. O estoque da empresa carregava chapas de 2,5 mm e 4 mm de espessura de alumínio recristalizado. Como a empresa tinha um bom laminador, o engenheiro resolveu laminar a frio uma chapa de cada espessura e, depois, recristalizar as duas chapas laminadas na mesma temperatura e pelo mesmo tempo.
Após o tratamento térmico de recristalização, amostras foram retiradas de cada peça para caracterização metalográfica, e o engenheiro observou que a(s) chapa(s) com espessura inicial de
Um operário comprou uma barra metálica feita de uma liga de cobre com 15% em massa de zinco em solução sólida. A única fase presente nesse metal é cúbica de face centrada, sendo que a barra foi adquirida na condição recristalizada. O operário precisou dobrar a barra para ajustá-la num determinado equipamento. Como o procedimento não foi bem sucedido, ele precisou desdobrá-la, descobrindo, então, que precisava fazer um esforço muito maior que o utilizado no primeiro dobramento.
O engenheiro responsável pela área compreendeu rapidamente o que tinha ocorrido e explicou que, nesse caso, a barra sofreu um endurecimento durante o dobramento, causado pela
Ferro apresenta uma transição de fase de ferrita para austenita a 912 ° C. A dilatação térmica é uma técnica muito empregada para estudar essa transição de fase. Um corpo de prova, com o formato de pequeno cilindro feito de ferro, é colocado em um forno, e seu comprimento é medido em função de um aumento linear da temperatura.

Durante um aquecimento da temperatura ambiente até 1.200 ° C, constata-se que o comprimento do corpo de prova