300 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 60
Questões por página:
"No processo de assessoria, o assessor contribui por ser um agente externo e ter um olhar diferenciado e especializado sobre a questão problemática, enquanto o assessorado contribui com o mapeamento das demandas e a facilitação das informações mais íntimas a ele em suas rotinas, necessárias à desconstrução do problema".
FONSECA, T. M. A., in BRAVO, M. I. S. e MATTOS, M. C., orgs., Assessoria, consultoria & Serviço Social. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006, p. 68
Dessa concepção de assessoria, NÃO se pode inferir que
Em um processo de assessoria, alerta um pesquisador que
"é necessário que os assessores tomem muito cuidado com as demandas que inicialmente são solicitadas. Não que estas estejam erradas, mas quase sempre são apenas expressões, partes fenomênicas, da demanda real da assessoria".
MATTOS, M. C., "Assessoria, consultoria, auditoria, supervisão técnica"
in CFESS/ABEPSS, Serviço Social: direitos sociais e competências
profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 523.
Para apreender a demanda real em sua essencialidade, os assessores devem
- A multidisciplinaridade supõe profissionais diferentes atuando sobre a mesma questão, trocando informações e coordenados por via essencialmente administrativa, que propicia o acompanhamento das ações e a sua avaliação.
- A interdisciplinaridade implica a interação entre profissionais diversos que, a partir de uma questão, identificam uma problemática comum sobre a qual intervirão, havendo entre eles reciprocidade e relações horizontalizadas.
- A transdisciplinaridade é uma radicalização da interdisciplinaridade, conduzindo à criação de um campo teórico, operacional ou disciplinar de tipo novo e mais amplo.
Com base nessas definições, o assistente social deve