limpar filtros
Questões por página:
O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a

Associe os níveis do planejamento, citados na coluna da esquerda, às suas principais características, listadas na coluna da direita.

coluna esquerda
I - Estratégico
II - Tático
III - Operacional

coluna direita
P - Horizonte de médio prazo: tem como produto a alocação de recursos, metas e indicadores.
Q - Horizonte de longo prazo: tem como produto a definição de diretrizes e objetivos do negócio.
R - Horizonte de curto prazo: tem como produto o detalhamento das ações e do uso de recursos.
S - Horizonte de longo prazo: tem como produto os planos de ação detalhados.

A associação correta é:

Um empresário possui uma rede de postos de combustível, localizados em um bairro de classe média baixa. Ao perceber o acirramento da concorrência, resolveu criar a sua própria distribuidora. Para tal, comprou alguns caminhões-tanque. Isso permitiu incorporar a margem de lucro referente à atividade de transporte e praticar preços ligeiramente mais baixos, quando necessário.
Nesse caso, trata-se de uma estratégia genérica de
Uma empresa que atua na área de exploração e refino de petróleo decidiu diversificar seu negócio e investir na geração de energia a partir do vapor liberado em seu processo produtivo. Para tal, criou uma nova empresa, formada por um conjunto de usinas termelétricas localizadas junto às unidades de negócio de exploração e refino de petróleo.
O motivo para a estratégia de diversificação é
Existem algumas estratégias que permitem às empresas alcançar crescimento, inovação e diferenciação dos concorrentes, visando a vantagens competitivas.
Duas empresas de produção de derivados de petróleo, de um mesmo país de origem, decidem, em seu planejamento estratégico, criar em conjunto uma nova empresa, visando à atuação em mercados internacionais. Essa estratégia é classificada como