330 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 66
Questões por página:
De acordo com Andrade et al (2006), para obter anestesia eficiente, com profundidade e duração adequadas, aliadas à segurança, o cirurgião dentista deve possuir ótimo conhecimento sobre a farmacologia e a toxicologia dos anestésicos locais. Relacione os tipos anestésicos às respectivas características.
1. Lidocaína.
2. Mepivacaína.
3. Prilocaína.
4. Bupivacaína.
( ) Seu principal metabólito, a ortotoluidina, pode induzir a formação de metemoglobina e causar metemoglobinemia no caso de superdosagem.
( ) Produz discreta ação vasodilatadora. Quando utilizada sem vasoconstritor, numa concentração de 3%, promove anestesia pulpar mais duradora.
( ) Anestésico local de longa duração. Produz anestesia pulpar por até 3 horas e em tecidos moles por até 12 horas. É utilizada na concentração de 0,5%.
( ) Há mais de 50 anos é o anestésico local mais empregado. É padrão de comparação para todos anestésicos locais. O seu tempo de latência é em torno de 2 a 3 minutos.
A sequência está correta em
(Fejerskov et al, 2005.)
Acerca da cárie, analise.
I. Cárie recorrente é o termo empregado para se referir ao tecido desmineralizado ou infectado que foi deixado no local da lesão cariosa, previamente à inserção de um material restaurador.
II. Cárie primária é o termo utilizado para diferenciar as lesões presentes em superfícies não restauradas.
III. As lesões de cárie em superfície lisa podem se iniciar no esmalte, no cemento ou na dentina radicular expostos ao meio bucal.
IV. Cárie oculta é empregada para designar a presença de múltiplas lesões cariosas ativas ocorrendo num mesmo paciente.
Estão corretas apenas as afirmativas
(Nauntofte et al, 2005.)
Em relação ao trecho anterior, assinale a afirmativa correta.