TJ-RS - 2016
limpar filtros
Questões por página:
Com relação ao suicídio, assinale a alternativa que apresenta seu principal fator de risco.
Mulher com 21 anos de idade apresenta há três dias humor predominantemente irritável, diminuição da necessidade de sono, taquilalia, aumento de energia e atenção hipervigil e hipotenaz. Não tem delírios ou alucinações, no entanto, encontra-se paranoide. Apresenta história familiar de transtornos psiquiátricos. Os exames toxicológicos são negativos. Considerando essas características clínicas, qual a melhor opção farmacológica para o tratamento do episódio agudo?
Paciente com diagnóstico de esquizofrenia há 30 anos, em uso de haloperidol 20mg/dia, apresenta movimentos repetitivos e involuntários periorais e de extremidades, marcha parkinsoniana e tremor de extremidades. Qual a conduta mais adequada?
Um homem de 59 anos de idade perdeu a esposa em um acidente de carro há três meses. Relata dificuldade para dormir, emagrecimento, tristeza e sentimentos de culpa. Deixou de trabalhar e fica o tempo todo em casa, apesar das tentativas dos filhos de envolvê-lo em outras atividades. Nos últimos dias, refere ouvir a voz da esposa chamando-o; o paciente chega a apresentar solilóquios; acredita firmemente que seu corpo está se decompondo. Apresenta afeto embotado e, por vezes, conduta alucinatória. Qual o diagnóstico mais provável?
Paciente de 45 anos de idade queixa-se que, nos últimos dois meses, durante a maior parte do tempo, tem apresentado desânimo e tristeza. Refere ainda pouco apetite e perda de 5Kg nesse período, preocupações excessivas, pensamentos de morte, dificuldade de concentração e fadiga. Que sintoma deve necessariamente estar presente para que se estabeleça o diagnóstico de episódio depressivo, de acordo com o DSM5?