ANAC - 2015
limpar filtros
Questões por página:
Uma avaliação da resistência e das características de projeto e da fabricação, de acordo com o regulamento RBAC 25, deve demonstrar que a ocorrência de falha catastrófica, devido à fadiga, à corrosão, aos defeitos de manufatura, ou ao dano acidental, será evitada durante toda a vida operacional do avião. Em relação ao projeto tolerante ao dano, analise os itens seguintes e escolha a opção correta.

I. Uma avaliação de tolerância ao dano é obrigatória em uma estrutura crítica à fadiga, suscetível a trincas por fadiga que podem contribuir para uma falha catastrófica.

II. Uma inspeção de tolerância ao dano pode especificar um tempo limite quando um reparo ou alteração necessita ser substituído ou modificado.

III. Uma estrutura com múltiplos caminhos de carga do tipo modo de falha seguro, fail-safe, não requer o estabelecimento de limiares de tempo de inspeção.

IV. O cumprimento com os requisitos de tolerância ao dano não é requerido se o conceito for impraticável para uma estrutura em particular, aplicando fatores de dispersão apropriados para o conceito de vida segura, safe-life.

Estão corretos somente os itens:

Considere o diagrama de manobras do projeto de determinado avião, como apresentado abaixo. Analise os itens seguintes e escolha a opção correta.

I. O fator de carga (n) máximo positivo de manobra, admitido para operação normal, é de 2,5.

II. Nessas condições, sem considerar as cargas de rajadas, o fator de carga final deverá ser de 5.

III. Ainda nas mesmas condições do item II acima, o fator de carga final deverá ser de 3,75.

IV. Entre o fator de carga máximo para operação normal e o fator de carga final, o avião poderá sofrer deformação permanente, desde que não afete a segurança de voo.

V. A estrutura somente poderá sofrer deformação permanente acima da carga final.

Estão corretos somente os itens:

Considere o diagrama de manobras do projeto de determinado avião, como apresentado abaixo. Analise os itens seguintes e escolha a opção correta.

I. A velocidade VD é a velocidade máxima permitida em voo e deverá ser menor que a VNE (Never Exceed Speed).

II. VA é a Velocidade de Manobra e deve ser menor ou igual à velocidade de estol na configuração (sem flape).

III. A velocidade VA é a maior velocidade em que poderá ser feita a plena deflexão do profundor sem que isso leve a aeronave a ultrapassar seus limites estruturais.

IV. A velocidade de projeto (VC) para a maior rajada permitida pelos regulamentos deve estar situada em algum ponto entre VA e VD.

Estão corretos somente os itens:

Considerando a Atmosfera Padrão Internacional (ISA), analise os itens abaixo e escolha a opção correta.

I. Convencionou-se estabelecer a temperatura de +15 °C como sendo a temperatura de referência ao nível do mar.

II. De zero a 11.000 m, a temperatura decresce em uma razão constante de – 6,5 °C para cada 1.000 m de altitude.

III. Entre 11.000 m e 25.000 m, a temperatura permanece constante e igual a – 56,5 °C.

IV. Acima de 25.000m, a temperatura volta a decrescer em uma razão de – 10,5 °C para cada 1.000 m.

Estão corretos somente os itens:

Considere que a velocidade de estol de um avião, em voo retilíneo e na configuração limpa, seja de 100 nós. Nessas condições, podemos dizer que sua velocidade de estol será aproximadamente