ANAC - 2015
limpar filtros
Questões por página:

A corda uniforme C, de massa m e comprimento a, tem sua extremidade Q fixa ao tambor T, sendo mantida parcialmente esticada enquanto está sendo enrolada em torno do tambor (ver figura). O movimento é regido pela função θ(t) com θ(0) = 0 e θ'(t) = ω, constante. A base n1, n2, n3 está fixa ao trecho retilíneo da corda, como mostrado. Seja agora P um ponto genérico da corda, distando s do ponto Q. O vetor quantidade de movimento da corda no referencial T é:



Uma haste de diâmetro 6,5 mm é rosqueada em uma peça formando um conjunto haste-pistão. Este conjunto deverá ser montado em um cilindro com um furo de diâmetro igual a 6,75 mm. Determine as tolerâncias cartesianas e de verdadeira posição para que a montagem da haste no furo do cilindro seja sempre possível. Considere todas as tolerâncias cartesianas iguais e os desvios geométricos desprezíveis.


O sistema mais utilizado em fabricação mecânica, em que podemos fixar uma dimensão mínima, executando apenas a usinagem externa na outra dimensão, é o sistema:

Determine o diâmetro da barra BC, se a sua tensão admissível é σadm=155MPa. Assuma que a viga BA é parafusada em A.


Um vaso de pressão cilíndrico de 3 m de diâmetro externo, utilizado no processamento de borracha, possui 10 m de comprimento. Se a parte cilíndrica desse vaso é feita de chapa de aço de 25 mm de espessura e o vaso opera à pressão interna de 0,1 kgf/mm², determine o alongamento total da circunferência e o aumento de diâmetro provocados pela pressão de operação. Considere o módulo de Young E = 20 000 kgf/mm² e o coeficiente de Poisson ν = 0,3.