190 Questões de concurso encontradas
Página 22 de 38
Questões por página:
A proteção diferencial aplicada a transformadores de potência deve ser dotada de uma função de bloqueio de atuação por restrição de harmônicas.
Apesar de os relés de subtensão serem os recomendados para proteger um motor contra a redução súbita da tensão de alimentação, os relés térmicos de sobrecarga também são adequados para esse fim.
A proteção diferencial aplicada a um gerador síncrono protege-o contra curtos-circuitos, seja entre os seus enrolamentos de armadura de uma mesma fase, seja de fases distintas.
Suponha uma linha de transmissão (LT) com impedância série de sequência positiva cujo módulo é igual a 100Ω e fase 78º. A proteção elétrica dessa LT é feita utilizando-se relés de distância em seus terminais, com suas primeiras e segundas zonas de operação ajustadas para os alcances de 80% e 120% do comprimento total da LT, respectivamente. Para uma situação de curto-circuito em determinado ponto do sistema elétrico, a impedância primária vista pelo relé instalado em um dos terminais dessa linha tem módulo igual a 50 Ω e fase -78º. Considerando que os transformadores para instrumentos que alimentam esse relé estejam instalados com as polaridades corretas, julgue os itens de 80 a 82.
O referido relé não deve atuar para esse curto-circuito, se a característica do tipo impedância for utilizada nas suas duas zonas de operação em conjunto com uma unidade direcional que confira atuação para faltas a jusante do relé.
O referido relé não deve atuar para esse curto-circuito, se a característica do tipo impedância for utilizada nas suas duas zonas de operação.