MPE-AC - 2012 - Servidor
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O indicador de tipos de Myers-Briggs (MBTI) é

I – um teste de personalidade que introduz quatro características e classifica as pessoas em um dentre 16 tipos de personalidade.

II – é um indicador de desempenho que mede a motivação.

III – é um indicador de aceitação de um indivíduo em um grupo de trabalho.

As alternativas corretas são:

Quanto aos conceitos de “ função e cargo”, pode-se afirmar que

I – são conceitos equivalentes.

II – função é uma posição, definida na estrutura organizacional, à qual cabe um conjunto de responsabilidades afins e relacionamentos específicos e coerentes com sua finalidade.

III – um cargo é quando a função é pública.

As alternativas corretas são:

Sobre as “Teorias X e Y" de Douglas McGregor, pode-se dizer que:

I – na Teoria X os executivos não confiam em seus subordinados, acreditando que os empregados não fazem um bom trabalho, a não ser que sejam controlados de forma taylorista.

II – tanto na Teoria X como na Teoria Y executivos e subordinados estabelecem rotinas de controle mútuo baseadas, principalmente, na ideologia organizacional hegemônica.

III – na Teoria Y a confiança dos executivos em seus trabalhadores é a grande responsável pelas metas e tarefas mais globais, e não existem sistemas de controle e supervisão cerrados.

As alternativas corretas são:

Na segunda metade do século XX a “revolução na gestão”, que rompeu com o taylorismo e ampliou a democracia no local do trabalho, gerou algumas “vertentes da gestão participativa”. São elas:

I – a vertente política da participação nas decisões organizacionais.

II – a vertente econômica da participação nos lucros ou nos resultados.

III – a vertente social da participação das ONGs (organizações não governamentais) na configuração do Estado.

As alternativas corretas são:

Uma das formas mais simples de avaliação e recolocação de pessoas é a matriz “desempenho X potencial" (D X P). Com ela, pode-se identificar quatro situações: a) desempenho baixo – potencial baixo; b) desempenho alto – potencial baixo; c) desempenho baixo – potencial alto; e d) desempenho alto – potencial alto. As ações estratégicas de “trocar de área" (A1) e “estimular" (A2) são, respectivamente, desejáveis nas situações: