MPE-SC - 2014 - Motorista Oficial II
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Considere o último parágrafo do texto 2:

“O valor das Ia como marcação de medida de distâncias no universo se deve a que essas supernovas geram o mesmo brilho mais ou menos, o que permite estimar a distância a que está a galáxia na qual se produzem essas explosões. E foi precisamente com duas pesquisas independentes que usaram essas supernovas para medir distâncias no cosmos e medir a velocidade de recessão das respectivas galáxias que se descobriu a inesperada aceleração da expansão do universo." (terceiro parágrafo)

Identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.

( ) Os vocábulos sublinhados em “E foi […] que se descobriu […]" estão funcionando como recurso de ênfase, podendo ser retirados sem prejuízo das relações sintáticas entre os constituintes do período.
( ) A expressão “essas supernovas" faz referência anafórica a “distâncias".
( ) O pronome relativo preposicionado “na qual" pode ser substituído por “onde", sem prejuízo gramatical ou de sentido.
( ) O vocábulo sublinhado em “que usaram […]" é um pronome relativo que introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.
( ) A preposição “para" em “para medir […]" introduz duas orações subordinadas adverbiais fnais coordenadas entre si.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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Considere os trechos extraídos do texto 2.

1. “Além disso, é de um tipo especial (Ia) que os cosmólogos utilizam para medir grandes distâncias no universo. Mas o céu costuma surpreender os cientistas. Um grupo de especialistas da Universidade de Berkeley (EUA) está estudando a supernova que foi batizada ofcialmente de SN 2014J […].” (primeiro parágrafo)

2. “[…] talvez o que pensávamos que fosse um comportamento normal de uma dessas supernovas seja o anormal” (primeiro parágrafo)
3. “[…] quando roubam matéria de um astro próximo ou se se fundem duas delas, podem superar um certo umbral de massa a partir do qual deixam de ser estáveis e se desencadeia uma colossal explosão.” (segundo parágrafo)

Assinale a alternativa correta, tendo em vista a organização do texto e a norma padrão da língua portuguesa.
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Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 2.
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Considere os trechos extraídos do texto 1.

1. “Mesmo quando não compromete a capacidade de compreender e memorizar, a rapidez nos dá menos tempo para pensar no que lemos.” (primeiro parágrafo)
2. “Segundo seus fundadores, apenas 20% do nosso tempo de leitura é dedicado a decifrar palavras.” (segundo parágrafo)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.

( ) A reescrita seguinte não causa prejuízo gramatical nem de sentido ao enunciado em 1 “A rapidez dá-nos menos tempo para pensarmos no que lemos, porquanto não compromete a capacidade de compreender e memorizar.
( ) Em 1, “de compreender e memorizar” tem a função sintática de complemento nominal.
( ) Em 1, o vocábulo “o” é um pronome demonstrativo e está combinado com a preposição “em”.
( ) Em 2, “seus” é um pronome possessivo e faz referência a “leitura dinâmica”.
( ) Em 2, “é dedicado” poderia ser reescrito como “são dedicados”, em concordância com o sujeito quantificado com expressão de porcentagem.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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Considerando o texto 1, assinale a alternativa em que o vocábulo à direita tem o mesmo signifcado que o termo transcrito à esquerda.