INFRAERO - 2009 - 02/2009.01
limpar filtros
Questões por página:
O diagnóstico de uma consultoria sobre uma empresa concluiu o seguinte: “Com relação ao ambiente organizacional percebe-se que existem percepções opostas. Alguns acreditam que ele é muito bom, o que se contrapõe com a opinião de outros funcionários que percebem falta de alinhamento organizacional. Destaque-se que entre aqueles que consideram o ambiente muito bom está a maioria dos funcionários que não dispõem de dedicação integral à instituição, isto é, os chamados horistas. A percepção de falta de alinhamento organizacional é sentida pela maioria daqueles que dispõem de tempo de dedicação integral à instituição.” Com relação à cultura organizacional desta empresa é correto afirmar:
Com relação à capacidade de trabalhar em equipe, elemento essencial no processo de gestão por competências, é correto afirmar:
Uma organização diagnosticou a falta de integração entre as habilidades técnicas e comportamentais de seus funcionários, o método de treinamento recomendável, neste caso, é o

Com relação ao desenho de cargos como uma estratégia essencial na área de recursos humanos, considere:

I. No desenho de um cargo deve-se distinguir as tarefas, as atribuições e a função que o compõe.

II. O desenho de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que o compõe e que o torna distinto de todos os outros existentes na organização.

III. O desenho de cargos deve incluir a definição do conteúdo, dos métodos e processos de trabalho, assim como as relações de subordinação e supervisão associadas ao cargo.

IV. O desenho de um cargo é a última etapa de um processo que inclui, em primeiro lugar, a descrição do cargo e, em segundo lugar, a análise do impacto desse novo cargo no organograma da organização.

V. No desenho de um cargo deve-se levar em conta, em primeiro lugar, a remuneração desejada, depois a qualificação exigida e, por último, a sua posição no organograma da organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

Duas empresas, uma prestadora de serviços e outra industrial, iniciaram simultaneamente processos de modernização da gestão de recursos humanos, ambas baseadas no modelo de gestão por competências. Uma primeira avaliação apresentou resultados bastante positivos para ambas no que se refere à eficácia organizacional, mas apenas parcialmente positivos quanto à eficiência, especialmente para a segunda. Isto aconteceu por que o modelo de gestão por competências aplicado enfatizou