limpar filtros
Questões por página:
A DBO e a DQO são métodos para caracterizarem efluentes quanto à carga de poluentes.

I. Substâncias, como cloretos dissolvidos nos efluentes, influenciam no resultado da DQO, sendo necessária uma correção levando em conta este problema.

II. Enquanto que na determinação da DQO se utiliza um oxidante forte como uma mistura de dicromato de potássio e ácido sulfúrico, na determinação da DBO, o oxidante utilizado é o oxigênio e a oxidação requer a interferência de bactérias.

III. A determinação da DBO, para um mesmo efluente, é sempre mais rápida do que a determinação da DQO.

IV. A diferença entre a DQO e a DBO indica aproximadamente a porcentagem de matéria orgânica nãobiodegradável presente no efluente.

V. DQO e DBO medem a quantidade de oxigênio dissolvido nos efluentes através de processos químicos e biológicos respectivamente.

Sobre estes métodos é correto o que se afirma em

Em um experimento de cromatografia em camada delgada duas substâncias, A e B, foram eluidas separadamente com hexano (fase móvel) em duas placas idênticas contendo uma camada de sílica gel como fase fixa. Depois de reveladas as placas, obteve-se o seguinte resultado:



I. A substância A é mais polar que a substância B.

II. A substância B é mais polar que a substância A.

III. As substâncias A e B tem polaridades semelhantes.

IV. A cromatografia em camada delgada, usando sílica gel como fase fixa e hexano como fase móvel pode ser um método viável para separar a substância A de uma mistura que também contenha a substância B

V. A substância B é um composto puro.

É correto o que se afirma APENAS em

Para a perturbação do tipo rampa, descrita a seguir:

f(t) = 0 para t < 0,
f(t) = At para t - 0.

A transformada de Laplace é dada por:

Considere as afirmações abaixo sobre reatores de fluxo empistonados (PFR).

I. Para um reator PFR operando em regime permanente de volume igual a 3 litros e vazão volumétrica de alimentação e saída igual a 1 L/min, o tempo de residência médio dos elementos de volume é igual a 20 s.

II. Um regime de escoamento turbulento provoca uma melhor mistura dos reagentes no interior do reator PFR.

Uma perturbação do tipo degrau, no tempo t1, na concentração de determinada substância da corrente de alimentação de um reator PFR ideal, sem reação química em seu interior, com volume V (L), com vazão F (L/min) e operando em regime permanente, implica em igual perturbação na concentração desta substância da corrente de saída exatamente (V/F) min após t1.

IV. A resistência à adição ou à retirada de calor do meio reacional em um reator PFR será menor quando o regime de escoamento for laminar se comparado com o regime escoamento turbulento, no interior do reator.

V. Um inconveniente na operação de um reator PFR é a necessidade de descarregá-lo para retirar os produtos e carregá-lo novamente para repor os reagentes a cada nova batelada de processo.

Sobre esse tipo de reator, é correto o que se afirma APENAS em:

Em um estudo de cinética química para obter-se a energia de ativação de uma reação, dez experimentos foram feitos determinando-se a constante da taxa de reação em temperaturas distintas. Os resultados obtidos foram plotados na forma: 1/T (inverso da temperatura em K) vs ln(k) (logaritmo da constante da taxa de reação), obtendose uma correlação linear:

. Determine a energia de ativação da reação com base na correlação apresentada, sabendo que esta reação segue a equação de Arrhenius.

Dados: R = 8,314 J/mol K