1.363 Questões de concurso encontradas
Página 164 de 273
Questões por página:
Determine a pressão de bolha (Pbolha) de uma mistura líquida contendo 20% de pentano, 50% hexano e 30% de heptano (em composição molar) e a fração molar de pentano (yp) na fase vapor em equilíbrio com esta mistura líquida mantida a 60 °C. Nesta temperatura, as pressões de vapor do pentano, hexano e heptano são, respectivamente, 2,9; 1,1 e 0,4 bar.
Uma turbina é alimentada com vapor superaquecido a 600 °C e 8 atm. A corrente de alimentação tem uma velocidade de 80 m/s e vazão mássica de 4,0 kg/s. A corrente de saída tem velocidade de 20 m/s, temperatura de 300 °C e pressão 1 atm. Se o equipamento opera em regime de estado estacionário, qual a máxima quantidade de trabalho possível de se extrair desta turbina?
A figura abaixo descreve um sistema do tipo cilindropistão. Considere que não existe atrito entre o pistão e a parede do cilindro. Inicialmente a pressão no interior do cilindro é de 2 .105 Pa e a temperatura é 300 K. Calcule o trabalho necessário, por mol de gás no interior do cilindro, para que o sistema atinja a nova condição de equilíbrio após a retirada do pino "A". Considere também que o processo é isotérmico e que a pressão externa é a atmosférica
I. Tanto as moléculas de sabão como as de detergente reagem com as gorduras quebrando a cadeia carbônica destes compostos e, desta forma, aumentando sua solubilidade em água.
II. A diferença entre detergentes sulfonados biodegradáveis e não-biodegradáveis são as estruturas das cadeias laterais, enquanto que no detergente biodegradável esta cadeia é linear, no detergente não biodegradável esta cadeia é ramificada.
III. Tanto as moléculas dos detergentes como as dos de sabões possuem uma parte hidrofílica e uma parte hidrofóbica.
IV. Na reação para a obtenção de sabão comum, os glicerídeos (gorduras de fonte animal) reagem com soda cáustica produzindo glicerol mais o sabão propriamente dito.
V. As moléculas de sabões e detergentes formam micelas com superfícies hidrofóbicas.
É correto o que se afirma APENAS em
Em um processo industrial de descafeinação de café utilizando dióxido de carbono supercrítico, a área superficial das partículas de café moído é muito importante. Quanto maior esta área, menor a resistência à transferência de massa. Considerando que neste processo industrial normalmente utilizam-se partículas esféricas de café moído com 4 mm de diâmetro, o acréscimo na área superficial (em m²/kg de partículas) ao se utilizar partículas com diâmetros 50% menores será de:
ρparticulas = 1200 kg/m³