200 Questões de concurso encontradas
Página 39 de 40
Questões por página:
Depreende-se da leitura do texto que "a tese" (L.5) está proposta no período inicial e para ela conflui a argumentação do texto.
Enfatiza-se a argumentação ao se utilizar "antecipação racional" (L.4) no plural, antecipações racionais; mas, para que também seja preservada a correção gramatical, é obrigatório flexionar no plural "é" (L.3) escrevendo-se são, e "qualquer" (L.4), escrevendo-se quaisquer.
As relações sintático-semânticas que o pronome "cujos" (L.3) estabelece no texto podem também ser estabelecidas pela expressão com que; por isso, a substituição daquele pronome por esta expressão preservaria a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto.
Na organização da textualidade, o vocábulo "Antes" (L.22) tem valor temporal e indica que a ideia de ser "força da urgência de exigências de justiça" (L.22-23) antecede as ideias do período sintático anterior.
A presença da preposição a, nas expressões "às leis" e "aos modos", ambas na linha 15, mostra que são dois os complementos de "referente" (L.14) que caracterizam "acordo" (L.14).