TCE-GO - 2009
limpar filtros
Questões por página:
Um motor monofásico de 127 V, 5 HP, fator de potência igual a 0,85 e rendimento de 90% deve ser instalado com um disjuntor de proteção. Para o dimensionamento do disjuntor, precisa-se calcular a corrente nominal do motor, cujo valor aproximado, em A, é
Para se obter uma perfeita coordenação entre o dispositivo de proteção e o condutor de uma instalação elétrica, a relação I1 ≤ I2 ≤ I3 a ser satisfeita deve ter as suas correntes correspondentes a:
Considere:

I. Método clássico de dimensionamento de rede de captores de raios, em que os ângulos de proteção variam com a altura do elemento captor, onde a construção é envolvida por um cone cujo ângulo da geratriz com a vertical é estabelecido em função do nível de proteção necessário e da altura da construção.
II. Método que utiliza malha de condutores acima da edificação a ser protegida, cujo reticulado é definido de acordo com quatro níveis possíveis.
III. Método que tem sua origem relacionada aos critérios de projeto de proteção contra descargas atmosféricas em linhas de transmissão e subestações.

Os métodos de projeto da proteção contra descargas atmosféricas I, II e III denominam-se, respectivamente,
Para a escolha do disjuntor, além da capacidade de estabelecimento em curto-circuito (kA crista) e da capacidade de interrupção em curto-circuito simétrico (kA eficaz), devem ser analisadas a tensão nominal
Sabendo-se que:

t = duração em segundos da corrente de curto-circuito
S = seção de condutor em mm2
I = valor da corrente de curto-circuito, em A
k = constante que assume valores distintos dependendo basicamente do material do condutor, de sua isolação e emendas existentes.

Pode-se calcular o tempo necessário para que uma corrente de curto-circuito de duração até 5 segundos, eleve a temperatura dos condutores até a temperatura limite para sua isolação utilizando a fórmula: