limpar filtros
Questões por página:
A maior parte dos médicos veterinários em exercício tem mais experiência com mamíferos do que com aves. Felizmente, boa parte dos conhecimentos e das técnicas usadas para mamíferos podem ser usados em aves, levando em consideração diferenças anatômicas entre os dois grupos. As alternativas abaixo enumeram algumas das diferenças que devem ser observadas entre de mamíferos e aves, exceto:

A partir de uma determinada geração, os camundongos de um laboratório começaram a apresentar sintomas de uma doença que afetava a pele e a pelagem de camundongos a partir do segundo mês de vida. O heredograma abaixo apresenta dados de indivíduos afetados e não afetados em uma linhagem de camundongos.



O padrão de herança da doença deve ser:

Uma população de camundongos mantida em laboratório apresenta dois alelos para coloração do pelo. O alelo B é dominante e determina a pelagem marrom, enquanto o alelo b é recessivo e determina a pelagem branca. A população apresenta 200 indivíduos, sendo 18 de pelagem branca. Assumindo que a população não está sob ação da seleção natural, da deriva gênica ou da mutação, o número de indivíduos homozigoto dominante, heterozigotos e homozigoto recessivo esperado pelo Equilíbrio de Hardy-Weinberg é:

Depois de alguns dias na mata, a equipe de um laboratório coletou uma população de Drosophila melanogaster, e os indivíduos foram transportados vivos para o laboratório. No laboratório, os indivíduos coletados foram sexados e separados em três caixas de populações com proporção macho:fêmea de 1:1 em cada caixa. Uma das caixas recebeu alimentação de amido e as outras duas de maltose. As linhagens permaneceram isoladas por cinco anos. Depois deste período, cruzamentos testes foram feitos entre indivíduos das três caixas. A porcentagem de cruzamentos com sucesso (i.e., com prole fértil) são mostrados na tabela abaixo.

De acordo com a regra de Haldane, você espera que na prole do cruzamento (Maltose-2:macho × Amido:fêmea):

Um laboratório mantém uma linhagem homozigótica de camundongos há algumas décadas. Usando a técnica de FISH, um pesquisador analisou o cariótipo de um filhote recém-nascido que mostrou uma pequena região deletada em um dos cromossomos. Tal região inclui um gene essencial em dupla dose. O genoma funcional do camundongo revelou que o gene em questão é expresso a partir do terceiro mês de vida. Analisando o cariótipo da mãe, ele constatou que ela não apresentava a deleção. Considerando que o laboratório promove o cruzamento assim que a puberdade acaba, o que deve acontecer é: