limpar filtros
Questões por página:
Sobre o preparo de amostras a serem observadas em microscópio eletrônicos de transmissão, analise as afirmativas a seguir.

I. O glutaraldeído é utilizado como fixador primário devido a sua habilidade de estabelecer ligações entre proteínas através dos seus grupos aldeídos, o que torna esta molécula bi-funcional. Especificamente, os grupamentos aldeídos do glutaraldeído reagem com lisinas em proteínas adjacentes, além de interagirem com lipídeos, carboidratos e ácidos nucléicos.

II. O tetróxido de ósmio é um fixador secundário e se liga especificamente à proteínas promovendo a sua agregação. Protocolos de visualização dos microtúbulos celulares incluem a fixação por tetróxido de ósmio a 4°C. Além disto, este metal pesado acrescenta densidade e contraste ao tecido biológico.

III. Um protocolo geral para preparação de amostras envolve a fixação primária com glutaraldeido; lavagem em tampão; fixação secundária com tetróxido de ósmio; desidratação com séries de alcoóis (30%, 50%, 70%, 95% e absoluto); transição para solvente óxido de propileno; infiltração da resina com um aumento progressivo das concentrações de óxido de propileno e diminuição das concentrações da resina e finalmente secagem.

Assinale:
Considerando um microscópio eletrônico com um poder de resolução ótimo para o sistema de lentes de 0,2 nm, o valor máximo de magnificação (aumento) que o operador deveria esperar é de:

Observe os esquemas 1 e 2 relativos a diferentes tipos de microscópios e assinale a alternativa correta.


Sobre microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas a seguir.

I. A tendência de um aminoácido livre que possua uma cadeia lateral como –COOH liberar um próton (pK) é a mesma se este aminoácido estiver em solução ou fizer parte de uma cadeia polipeptídica em uma proteína.

II. Modificações pós traducionais tais como fosforilação, acetilação, ubiquitinação e sumolução podem regular a atividade e a degradação das proteínas.

III. Em um organismo, cujo genoma já tenha sido sequenciado e disponível para consulta, podemos identificar um gene mutante responsável por um fenótipo específico através de mutações induzidas por agentes mutagênicos ou por mutações inseridas através de mutagênese.

Assinale: