limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A estomatite vesicular e a febre aftosa integram o conjunto de doenças transmissíveis cujos principais sintomas são febre e síndrome de claudicação e sialorreia, decorrente de vesículas ou lesões vesiculares nas regiões da boca, do focinho ou das patas. Nos animais com estomatite vesicular, as lesões podem também se manifestar na região do úbere, o que não ocorre nos contaminados pela febre aftosa.
mostrar texto associado
A presença acentuada de formação rouleaux — aglomeração de eritrócitos semelhante a uma pilha de moedas — é comum em ruminantes, mas incomum em cavalos e gatos.
mostrar texto associado
A transmissão da raiva ocorre pela penetração do vírus presente na saliva do animal infectado, em consequência, principalmente, de mordedura e, mais raramente, de arranhadura e lambedura de mucosas, havendo, ainda, na literatura científica, menção à transmissão inter-humana, por meio de transplante de córnea.
mostrar texto associado
O vírus rábico, pertencente à ordem Mononegavirales, família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus, cujo genoma é constituído por RNA, apresenta dois antígenos principais: um de superfície e outro interno, constituído por uma nucleoproteína grupo específico.
mostrar texto associado
No Brasil, permite-se a produção de diferentes tipos de vacinas antirrábicas para herbívoros, contudo, apenas as produzidas em cultivo celular submetem-se a controle de qualidade (inocuidade, esterilidade, eficácia e potência) de laboratório oficial, e certificação — recebimento de selo holográfico que atesta sua procedência e qualidade.