SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
limpar filtros
Questões por página:
As lutas fazem parte da história da humanidade. Apesar de seu caráter eminentemente físico e de sua estreita ligação com todos os aspectos da história da sociedade humana, este conteúdo tem sido subestimado no contexto da Educação Física escolar. Entretanto, assim como em outras modalidades da cultura do movimento, é possível trabalhar as três dimensões dos conteúdos através das lutas.

Com base nisso, identifique a dimensão que está sendo trabalhada em cada situação.

1. Atitudinal
2. Conceitual
3. Procedimental

( ) Para que servem as técnicas de queda?
( ) Aplicar o golpe sem a intenção de “ferir” o oponente, com segurança.
( ) Vivenciar golpes básicos de diferentes tipos de luta.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

“Por meio das danças e das brincadeiras, os alunos poderão conhecer as qualidades dos movimentos expressivos.”

(Darido & Rangel. Educação Física na Escola – Implicações para a prática pedagógica, 2005).

Das opções a seguir, assinale a que não é uma qualidade dos movimentos expressivos.

“O desenvolvimento da capacidade de jogo realiza-se com base num processo contínuo relacionado com três tipos de conteúdos que devem ser tratados de forma paralela: (1) as capacidades táticas básicas, principalmente entre os 6-10 anos; (2) os jogos para desenvolver a inteligência tática, a partir dos 8 anos; (3) as estruturas funcionais, a partir da faixa dos 8-10 anos.”

(Tavares et al. Perceber, Conhecer, Decidir e Agir nos Jogos Desportivos Coletivos. In: Tani et al. Pedagogia do Desporto, 2006)

Sobre as estruturas funcionais, assinale a afirmativa incorreta.

Considerando uma partida com regras oficiais de basquete, assinale a afirmativa correta.
O modelo desenvolvimentista tem sua fundamentação nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, sugerindo aspectos para a estrutura das aulas a partir da progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento não só fisiológico, motor e cognitivo, mas também afetivo e social do aluno. Sobre esta tendência pedagógica, analise as afirmativas a seguir.

I. Os autores desta abordagem defendem o movimento como o principal meio e fim da Educação Física.
II. A função da Educação Física não é auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático ou a alfabetização, embora isso possa ocorrer como subproduto da prática motora.
III. A proposta não é buscar, na Educação Física, solução para todos os problemas sociais do país, com discursos genéricos que não dão conta da realidade.

Assinale: