SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
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Dentro das florestas de coníferas do hemisfério norte (zona temperada) pode-se desmatar uma área e nela implantar um sistema agrícola que terá rendimento satisfatório durante vários anos, mesmo com técnicas agrícolas tradicionais.

O mesmo procedimento, em uma floresta tropical úmida, levará a uma boa produção agrícola no primeiro ano, decaindo acentuadamente nos anos seguintes.

Com relação ao exposto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas florestas de coníferas, cerca de 60% da matéria orgânica e nutrientes estão no solo e na serrapilheira, enquanto que nas florestas tropicais, apenas 22% da matéria orgânica está no solo e na serrapilheira.

II. Nas florestas de coníferas, o inverno rigoroso ajuda a manter os nutrientes no solo e a controlar pragas e parasitas.

III. Nas florestas tropicais úmidas, o desmatamento retira a capacidade de reter e reciclar os nutrientes no solo, devido às altas temperaturas e às chuvas durante todo o ano.

Assinale:

O gráfico a seguir relaciona a emissão de gás carbônico de alguns países ao respectivo PIB.



Com base no gráfico, analise as afirmativas a seguir.

I. Quanto maior o PIB do país, maior é a utilização de combustíveis fósseis para o fornecimento de energia.
II. Países com PIB pequeno utilizam fontes de energia não poluentes.
III. Um PIB elevado só ocorre com disponibilidade de energia, principalmente a que deriva de combustíveis fósseis.

Assinale:

A partir de maio desse ano (2014)o SUS passou a oferecer uma vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). A campanha pretende aplicar a vacina em 5,2 milhões de meninas entre 11 e 13 anos e reduzir os casos de câncer de colo do útero, ânus, garganta e pênis, além de reduzir o aparecimento de verrugas genitais, causadas pelo HPV.

A vacina contra o HPV, como qualquer vacina,

Para demonstrar a produção de som o professor fez um pequeno aparelho, como mostrado na figura a seguir.



Quando o professor repercutiu o elástico, alguns alunos, mais afastados, não ouviram o som produzido. O professor, então, repetiu o experimento, só que, desta vez, repercutiu o elástico com maior força, para que todos pudessem ouvir o som produzido no aparelho.

Com relação ao segundo som emitido pelo aparelho, analise as afirmativas a seguir.

I. O segundo som apresentava maior intensidade que o primeiro.
II. O segundo som apresentava maior altura que o primeiro.
III. O segundo som apresentava diferente timbre do primeiro.

Assinale:

O microscópio é um instrumento óptico muito útil nas aulas de Ciências e, por ser muito caro, exige cuidados especiais. Para demonstrar algumas peculiaridades do aparelho, o professor recortou uma letra b de um jornal e montou uma lâmina para que os alunos pudessem observar a imagem correspondente.
No microscópio, os alunos observaram a imagem da letra b da seguinte forma: