STJ - 2015
limpar filtros
Questões por página:
Com relação às doenças respiratórias na infância, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Um escolar hígido de doze anos de idade apresentava, havia três dias, febre, tosse seca e dor em hemitórax esquerdo. No exame físico, o médico constatou que ele estava febril, com frequência respiratória de 35 irpm, frêmito tóraco-vocal e murmúrio vesicular diminuídos em 1/3 inferior do hemitórax direito. A radiografia do tórax mostrou condensação pulmonar em lobo inferior direito.Assertiva: Nessa situação, o agente etiológico mais provável é a bactéria Streptococcus pneumoniae.
mostrar texto associado
O diagnóstico dessa criança é de bronquiolite viral, sendo o principal agente etiológico o vírus sincicial respiratório.
mostrar texto associado
Beta-adrenérgico, corticoide e antibiótico devem fazer parte do arsenal terapêutico inicial.
mostrar texto associado
Nesse caso, a pneumonia bacteriana não configura um diagnóstico diferencial, pois se trata do primeiro episódio de dificuldade respiratória com broncoespasmo. Além disso, a radiografia do tórax não mostra áreas de atelectasia ou condensação.
Um menino de dois anos de idade com febre e perda de peso havia três semanas foi levado ao hospital pela mãe. O calendário vacinal da criança estava atualizado com todas as vacinas recomendadas. A mãe relatou que ambos moravam com os avós da criança e que havia cerca de dois meses o avô foi diagnosticado com tuberculose. O médico solicitou que a criança fosse submetida a alguns exames. A radiografia do tórax apresentou padrão normal, o teste tuberculínico (PPD) foi de 9 mm e a pesquisa de bacilo de Koch no lavado gástrico foi negativo.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os próximos itens.

O resultado negativo obtido na pesquisa de bacilo de Koch no caso clínico em questão, por meio do lavado gástrico, afasta a possibilidade de o menino ter tuberculose.