STJ - 2015
limpar filtros
Questões por página:
Um lactente de seis meses de idade foi levado ao hospital com febre de 38 ºC e choro havia dois dias. A mãe relatou que amamentou a criança até o final do primeiro mês de vida e que a criança conseguia se alimentar regularmente por via oral. O calendário vacinal mostrou que o lactente recebeu as vacinas BCG e hepatite B ao nascer, três doses da vacina pentavalente no 2.º, 4.º e 6.º mês de vida, duas doses da vacina Salk no 2.º e 4.º mês de vida e uma dose da vacina PVO no 6.º mês de vida. Havia, ainda, registro de duas doses da vacina contra o rotavírus administradas no 2.º e 4.º mês de vida e duas doses da vacina antimeningogócica administradas no 3.º e 5.º mês de vida. Ao exame físico, a criança apresentou febre, leve irritabilidade, membrana timpânica opacificada e hiperemiada. A hipótese diagnóstica atestada pelo médico para esse caso foi de otite média aguda.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A criança deve receber, como tratamento empírico de primeira linha, o antibiótico ceftriaxone, na dose de 100 mg/kg, em dose única, por via intramuscular.
Julgue o próximo item, referente aos distúrbios de estatura.

A maioria dos casos de baixa estatura decorre de alterações endócrinas.
Julgue o próximo item, referente aos distúrbios de estatura.

Geralmente, crianças com hipotireoidismo apresentam retardo de crescimento e atraso da idade óssea.
Julgue o item que se segue, referente a crises febris econvulsões na infância.

A crise febril simples se associa a um aumento rápido de temperatura, o qual pode ser maior ou igual a 39 ºC.
Julgue o item que se segue, referente a crises febris e convulsões na infância.

Para prevenir crises febris recorrentes, recomenda-se indicar profilaxia prolongada com anticonvulsivantes desde a ocorrência da primeira crise febril.