Questões do concurso:
PM-MT - 2013 - PM-MT - 2013 - Aspirante
limpar filtros
90 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 18
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
PM-MT
Disciplina:
Literatura
...] Ela veio de longe, do São Francisco. Um dia, tomou caminho, entrou na boca aberta do Pará, e pegou a subir. Cada ano ameaçava um punhado de léguas, mais perto, mais perto, pertinho, fazendo medo no povo, porque era sezão brava – “da tremedeira que não desmontava” – matando muita gente” [...].
Em que conto de Sagarana, de Guimarães Rosa, o tema da malária está presente?.
Em que conto de Sagarana, de Guimarães Rosa, o tema da malária está presente?.
A ideia da morte parece ter sido o tema principal da cultura medieval. Acreditava-se que uma vida submetida ao julgamento imediatamente deixava o corpo. Sabe-se que cada uma das personagens do Auto da Barca do Inferno (1517), de Gil Vicente, possui um objeto terreno que não consegue se desvincular. No caso do judeu, do onzeiro e do frade, esses objetos são respectivamente:
Concurso:
PM-MT
Disciplina:
Literatura
“ [...] Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;
Serenais, verdes mares, e alisais docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas. [...].
Considerando o excerto de Iracema (1865), de José de Alencar, é correto afirmar.
Concurso:
PM-MT
Disciplina:
Literatura
Sobre o romance Dom Casmurro (1865), obra produzida por Machado de Assis, pode-se afirmar que o narrador-personagem, Bento Santiago, expressa o desejo de:
Concurso:
PM-MT
Disciplina:
Literatura
Com relação à obra Sagarana, de Guimarães Rosa, leia as afirmações e assinale a alternativa correta. I. A tendência regionalista assume caráter de experiência estética universal, fundindo o real e o mítico. II. A invenção linguística é parte de estudos e levantamento minucioso da língua portuguesa. III. O sertão é redimensionado para além da geografia, ainda que dele se extraia a matéria-prima. IV. O pitoresco e o realismo exótico ganham força pela revisão da tradição ficcional inaugurada pela obra.