595 Questões de concurso encontradas
Página 104 de 119
Questões por página:
Considerando as informações feitas no trecho de reportagem que segue, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e melhor associada ao que se apresenta no texto.
Muitos empreendedores só falam com seus funcionários na hora de dar más notícias. Mas fazer reuniões para falar dos bons resultados e elogiar o trabalho que está sendo feito é tão importante quanto, mesmo que sejam conquistas pequenas. “Qualquer forma de reconhecimento já é um incentivo. Por meio dele, é como você dizer que acompanha o que a equipe produz, reconhece e divulga esse esforço”, explica Maria Cristina.
Fonseca, Mariana.7 Formas baratas de motivar os funcionários da sua empresa. Revista Exame. São Paulo,05-Jan-16. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/7-formas-baratas-de-motivar-os-funcionarios-da-sua-empresa/. Acesso em: 20/08/17.
Essa constatação de que o reconhecimento é um incentivo à motivação e ao trabalho
Após ler e analisar o texto, associe o aspecto com as 10 áreas do conhecimento do PMBOK.
Um arquiteto desenvolve a imagem mental do edifício que deseja criar muito antes de começar a desenhar, da mesma forma, o gestor de um projeto deve ter uma visão clara de como seu projeto impactará o futuro. Essa visão do futuro, pode ser descrita respondendo à pergunta: "Como as coisas serão diferentes neste novo contexto, quando esse problema for resolvido?" Desenvolva a imagem mental do como os processos e a segurança da comunidade serão melhorados, uma vez que o problema ou a Não Conformidade que afeta o sistema deixa de existir. Dialogue com a parte interessada ou interveniente sua visão em termos de segurança pública, e não apenas as questões tecnológicas. O próximo passo é decidir como você vai resolver seu problema e alcançar sua visão.
Para estruturar o projeto, é recomendado gerência de projetos por meio das melhores práticas, fundamentada no PMBOK (Project Management Body of Knowledge), o qual trabalha com dez áreas de conhecimento.
São elas:
________________________ – responsável pelos processos requeridos para adquirir bens e serviços externos à organização executora do projeto, com discussão a partir da perspectiva do comprador. ________________________ – responsável pela satisfação do cliente, buscando sempre entender, avaliar, definir e gerenciar as expectativas para que os requisitos do cliente sejam atendidos.
________________________ – Uma das áreas mais importantes do projeto, segundo o PMBOK. Área responsável por monitorar e controlar vários aspectos do projeto, procurando desvios e tendências para identificá-los precocemente.
________________________ – realiza atividades para entregar o produto, serviço ou resultado e estabelece critérios para determinar se o projeto foi completado. O escopo serve de linha de base para o gerenciamento do projeto até a entrega do produto do projeto.
________________________ – estabelece os custos dos recursos necessários para completar as atividades do projeto. A estimativa do custo de cada ciclo de vida pode aprimorar a tomada de decisões e são usadas para reduzir o custo e o tempo de execução, melhorando a qualidade e o desempenho da entrega do projeto.
________________________ – inclui características de unificação, consolidação, comunicação e integração de ações que são cruciais para a execução do projeto.
________________________ – emprega os processos necessários para confirmar a geração, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada.
________________________ – é responsável por identificar e documentar funções do projeto, responsabilidades, habilidades necessárias, relatando os relacionamentos e criando um plano de gerenciamento de pessoal.
________________________ – inclui todos os processos necessários para assegurar que o projeto será concluído no prazo previsto. É a área mais visível do projeto, pois é influenciada por diversas outras.
________________________ – identifica as pessoas ou empresas que podem afetar ou serem afetados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto. Analisa e documenta informações relevantes sobre seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e potencial de impacto no sucesso de seu projeto.
Identifique a alternativa que melhor define a associação do aspecto com as 10 áreas do conhecimento do PMBOK.
Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.
Medidas de desempenho: Para que pessoas deem o seu apoio em relação a um projeto, os colaboradores desejam saber se o projeto cumpre com as suas promessas (métricas). As medidas de desempenho dão aos seus interessados uma maneira concreta de avaliar como o projeto está operando em relação às suas expectativas e identificam onde as melhorias são necessárias. Exemplos de medidas de desempenho incluem indicadores de satisfação do cliente, custo-eficiência, economia de tempo, economia financeira, taxas de convicção em relação as melhorias e rapidez dos processos. Os sistemas de justiça integrados têm o potencial de economizar dinheiro, mas também são caros, especialmente nas fases iniciais. Igualmente espera-se capturar os benefícios intangíveis – como o aumento da confiança do público – tanto quanto possível. A fim de manter apoio e financiamento além das aprovações iniciais, o processo deve fornecer relatórios de progresso sobre as medidas de desempenho estabelecidas em seu caso de negócios.
Tomando como base os aspectos apontados em relação a Medidas de Desempenho, evidencie as ações que estão associadas a Medidas de Desempenho.
I. Reduzir os recursos necessários para consultas.
II. Identificar os principais objetivos do projeto proposto, indicar seus objetivos brevemente e em linguagem simples.
III. Minimizar os esforços de coleta de dados redundantes.
IV. Definir os objetivos do projeto que o ajudarão a perceber a visão futura.
V. Reduzir os custos de manipulação de papel.
VI. Melhorar o tempo de resposta do usuário.
VII. Declarar a missão e visão futura. Expressar os objetivos do seu projeto em termos específicos e claros para que as pessoas possam entender o modo operante da organização.
VIII. Reduzir o tempo gasto pelo usuário para responder às consultas do telefone.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Leia o texto a seguir.
Análise SWOT é uma estrutura estratégica simples que ajuda a responder à pergunta: "Quais são as perspectivas para o sucesso do projeto?" A abordagem reconhece que qualquer projeto deve ser examinado tanto para influências positivas quanto negativas de perspectivas internas e externas. Um quadro SWOT solicita que você olhe em detalhes em ambos os lados da moeda. Ou seja, os pontos fortes e fracos da sua iniciativa de integração são apenas significativos em termos de oportunidades e ameaças em seu ambiente. Uma boa estratégia significa que você deve olhar tanto interna como externamente. O autor ao escrever sobre análise SWOT, cita Sun Tzu, da Arte da Guerra: Então, diz-se que, se você conhece os outros e se conhece, não estará em perigo em cem batalhas; se você não conhece os outros, mas conhece a si mesmo, ganha um e perde um; se você não conhece os outros e não se conhece, estará em perigo em cada batalha.
Adaptado: Center for Technology in Government, Appendix A.4 Tools for identifying & evaluating options -SwotAnalysis(Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), Disponpivelem: https://www.ctg.albany.edu/publications/guides/and_justice_for_all?chapter=9§ion=2, Acessado em: 15/09/2017.
Tomando como base a definição da Matriz SWOT e a citação de Sun Tzu, da Arte da Guerra, analise os aspectos informados a seguir.
I. A Matriz SWOT maximiza o negativo, minimiza o positivo. A análise e deliberação destinam-se a identificar maneiras de aproveitar os pontos fortes e oportunidades de seu plano, além de minimizar os impactos das fraquezas e proteger contra ameaças.
II. A chave para a análise SWOT efetiva é a quantidade e a qualidade das informações disponíveis. A compreensão dos participantes sobre seu projeto, seus recursos e fraquezas deve ser profunda e detalhada.
III. Quando estruturamos a Matriz SWOT, evidenciamos que o processo depende das informações fornecidas pelos participantes, bem como de sua colaboração; a análise SWOT pode ser vulnerável ao comportamento disruptivo ou da não concordância.
IV. Gestores de um projeto, ao defenderem a Matriz SWOT, tendem a enfatizar as ameaças e fraquezas. Os oponentes tendem a enfatizar oportunidades e pontos fortes. O uso da estrutura SWOT oferece uma exposição legítima para ambas as perspectivas e uma oportunidade para reconciliar os pontos de vista opostos.
V. A Matriz SWOT discute as fraquezas e ameaças, fornece informações úteis para fortalecer o projeto ou planejar sempre que possível, ou antecipar os efeitos de ameaças ambientais.
VI. O conceito de SWOT pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas. O conceito do SWOT foi lançado por dois renomados professores de Harvard, David Norton e Robert Kaplan. O objetivo dos estudiosos era apresentar um modelo de gestão estratégica em que a medição de resultados e definição dos objetivos fugisse do tradicional uso de indicadores financeiros, de faturamento ou mercado.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Após ler e analisar os exemplos vinculados ao desperdício no setor jurídico, associe o exemplo ao desperdício mais evidente.
As Sete Categorias de Desperdício do Lean
1. Espera (pessoas esperando)
2. Sobre-produção (superprodução)
3. Retrabalho (Falhas, não conformidade)
4. Movimentação (pessoas que se movem)
5. Processamento (Excesso de processamento, burocracia)
6. Estoque (Armazenagem)
7. Transporte (Transporte de materiais)
____________________: produzindo três cópias da fita gravada da entrevista, mesmo que os advogados de defesa praticamente nunca peçam uma cópia. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.
____________________: o tempo excessivamente grande enquanto as fitas gravadas são recuperadas da memória de um centro de dados, para que possam ser utilizadas por um oficial. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.
____________________: todos os transportes de fitas entre departamentos de polícia, transcrição e armazenamento. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.
____________________: comprovando informações que devem estar completas para a chegada da equipe de transcrição (não deve ser entregue incompleto). Verificando transcrições depois de terem sido devolvidas da correção (por estar errados uma segunda vez?). Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.
____________________: todo o armazenamento de fitas, além de qualquer armazenamento temporário pelos oficiais em suas mesas. Além disso, o armazenamento de fitas em branco, necessárias para entrevistas. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.
____________________: oficiais que viajam para a equipe de transcrição para entregar fitas (devido ao medo da perda) e qualquer viagem de / para armazenamento de fita. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia
____________________: correções de transcrições porque a fita original era inaudível, rompida etc. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.
Identifique alternativa que melhor define a associação do exemplo ao desperdício (Sete Categorias de Desperdício do Lean).