595 Questões de concurso encontradas
Página 35 de 119
Questões por página:
Observe o circuito apresentado.
Com base nos valores dos componentes, supondo que o capacitor C1 se encontra descarregado, após a chave S1 ser fechada, pode se afirmar que
Sobre os motores elétricos, avalie as afirmações a seguir.
I. Um motor de indução trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor menor que a velocidade síncrona (aquela com que gira o campo magnético).
II. Um motor síncrono trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor variando, conforme o torque mecânico no eixo, quando em funcionamento normal.
III. Um motor de indução (bobinado) trifásico pode ter o seu torque de partida alterado pela inserção de resistências externas em série com o enrolamento do rotor.
IV. Um motor de indução monofásico não necessita de um segundo enrolamento cruzado, pois como o fluxo magnético varia com o tempo isto garante o seu funcionamento.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s)
Visando a proteger a entrada de energia de um sistema monofásico de corrente alternada, um circuito de proteção contra descargas atmosféricas foi desenvolvido. Esse circuito é composto por um varistor e um centelhador a ar (somente centelhador sem circuito de disparo) entre a fase e o neutro, montado na entrada de energia. Sobre este circuito, avalie as seguintes afirmações:
I. Sem um indutor de coordenação entre varistor e o centelhador, o centelhador nunca irá atuar.
II. Podemos substituir o varistor por um DIAC, que é tão rápido quanto o varistor e não degrada.
III. Deve ser previsto um fusível em série com o varistor para evitar que ele entre em combustão.
IV. A função do centelhador a ar é atuar antes do varistor para evitar que este se degrade quando submetido a uma descarga de grande magnitude.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Relacionado a uso e ocupação dos lotes urbanos, o Estatuto da Cidade prevê a necessidade da realização de um Plano Diretor para municípios com 20 mil habitantes ou mais, para cidades integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas e com aspecto de especial interesse turístico. Considerando as informações anteriores e sabendo que nas consultas para fins construtivos dos municípios existem três índices relacionados ao uso de ocupação do solo (denominados coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação e permeabilidade mínima), a máxima área computável, a projeção da estrutura e a máxima área impermeabilizada permitida para um terreno de área igual a mil metros quadrados (1000m²) estão descritas CORRETAMENTE em:
*Dados os seguintes parâmetros construtivos: coeficiente de aproveitamento igual a 2 (dois), taxa de ocupação igual a 50% ou 0,5 (cinquenta por cento ou meio) e Permeabilidade mínima igual a 0,25 ou 25% (um quarto ou vinte e cinco por cento)