595 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 119
Questões por página:
O desenvolvimento de instrumentais e atividades relativas a competências e atribuições privativas da/o assistente social demanda competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, tendo por base o projeto ético-político profissional. Sobre as atividades gerais do exercício profissional na contemporaneidade, avalie as alternativas a seguir.
I. A supervisão de estágio em Serviço Social é uma atribuição privativa do assistente social, sendo que o limite máximo não deverá exceder 1 (um) estagiário para cada 10 (dez) horas semanais de trabalho.
II. Constitui competência do assistente social elaborar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos, com participação da sociedade civil.
III. O assistente social que desenvolve atividades privativas de apoio familiar por meio de terapias familiares e comunitá- rias deverá viabilizar a inserção dos usuários nas políticas públicas.
IV. A assessoria é uma competência profissional que tem sido requisitada, especialmente, para o desenvolvimento de políticas sociais, sendo que a assessoria às organizações de usuários tem sido pouco explorada pelos profissionais.
É CORRETO apenas o que se afirma em
As expressões da questão social se constituem em objeto de atuação do assistente social nos diversos espaços sócio-ocupacionais, o que requer a adoção, por parte do profissional, de instrumentos que as identifiquem para que sejam transformadas em respostas socioinstitucionais. Nesse sentido, o planejamento em Serviço Social, com base no projeto ético-político, deve
I. realizar o diagnóstico e prever ações que promovam o bem-estar das pessoas à margem da sociedade para o desenvolvimento social.
II. reconhecer os recursos físicos, financeiros e institucionais necessários para a viabilização das ações planejadas, o que requer a previsão de mudanças legais, institucionais e administrativas, visando à ampliação dos direitos.
III. adaptar as ações profissionais aos recursos institucionais existentes, de modo a solucionar os problemas sociais com poucos recursos.
IV. realizar um conjunto de operações complexas e interligadas de reflexão, decisão, ação e retorno da reflexão, sustentadas pelo compromisso ético-político da profissão.
É CORRETO apenas o que se afirma em
O Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, por meio da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, regulamentou a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Essa normativa possibilitou a padronização em todo o território nacional dos serviços de proteção social básica e especial. Sobre os conteúdos padronizados, avalie as alternativas a seguir e marque a CORRETA.
I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - Paif consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, devendo ser ofertado exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
II. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destina-se a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias, devendo ser executado nos Centros Especializados de Assistência Social – CREAS.
III. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI destina-se ao acompanhamento de famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
IV. A Abordagem Social é um serviço desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social –CRAS, para a busca ativa, cujo objetivo é identificar e inserir famílias e indivíduos em situação e vulnerabilidade social nos serviços e benefícios socioassistenciais.
O estudo social é um dos instrumentos fundamentais do exercício profissional do assistente social no âmbito do Poder Judiciário. Sobre seu conceito e aplicação, a partir do projeto ético-político profissional, é CORRETO afirmar que:
I. reporta-se às expressões da questão social e considera a realidade mais ampla em que os sujeitos se inserem.
II. possibilita a análise sobre os problemas sociais, visando à integração dos indivíduos à sociedade.
III. requer uma análise descritiva do processo realizado com base em referenciais, para, então, resultar na elaboração de relatório ou laudo e parecer social.
IV. depende do desenvolvimento de entrevista para estudo de caso que resulta no diagnóstico social e tratamento.
Assinale a alternativa que indica apenas as assertivas CORRETAS.