limpar filtros
Questões por página:
Um monopolista defronta-se com uma curva de demanda dada por q(p) = 2160/p3 . Sua função custo é c(q) = 4q. A quantidade produzida q que maximiza o lucro desse monopolista é:
Suponha que a curva de demanda inversa de um monopolista gerador de energia elétrica é definida por p(q) = 45 - 4q, em que q é medido em kWh. Se o custo total desse monopolista é c(q) = q2 /2, o peso morto associado a esse monopólio é de:
Considere um mercado duopolista no qual duas firmas competem via Stackelberg. A curva de demanda inversa do mercado é dada por P(Q) = 200 – Q, onde Q = qL + qS é a produção total no mercado. Suponha que as firmas são homogêneas, o que significa que as curvas de custo total de ambas são expressas por ci (qi )=50qi, para i= L, S. Diante desse contexto de um duopólio de Stackelberg, a produção da firma líder que maximiza seu lucro é:
Considere um modelo de Cournot no qual duas firmas, A e B, produzem um produto homogêneo: palha de aço. A firma A tem função custo total dada por CA(qA) = 4qA, enquanto a firma B tem função custo total dada por CB(qB) = 2qB. A demanda inversa desse mercado por palha de aço é representada pela função P(Q) = 39 - Q, onde Q = qA + qB. Identifica-se, portanto, que a produção total Q desse mercado é dada por:
“Firmas minimizadoras de custo irão produzir o máximo de produto que um dado nível de gastos lhes permite". Suponha uma firma que empregue apenas dois insumos em sua produção: capital e trabalho. A representação gráfica que ilustra a estratégia acima descrita é: