limpar filtros
Questões por página:
Com relação à teoria da produção, analise as afirmativas a seguir:
I - Uma função de produção homogênea de grau um apresenta retornos decrescentes de escala.
II - Se uma empresa reduz um determinado insumo “A" em uma unidade e então aumenta o uso de um outro insumo “B" o suficiente para que a quantidade do produto final permaneça a mesma, tem-se que o montante adicional de insumo “B" que foi necessário para compensar a redução daquela unidade de insumo “A" é chamado de taxa marginal de substituição técnica.
III - Como o custo fixo não muda quando ocorrem alterações no nível de produção de uma empresa, o custo marginal é apenas o aumento do custo variável que resulta de uma unidade extra de produto.
IV - As curvas de isocusto descrevem possíveis combinações de insumos de produção que custam o mesmo montante para a empresa.
Está correto o que se afirma em:
Suponha uma firma que use apenas dois insumos na produção do seu produto: capital, K, e trabalho, L. Sua função de produção é dada por f(K, L) = K0,4L0,6. Se o orçamento da produção for limitado a 150 unidades monetárias, e o preço por unidade de capital for r = 6, e por unidade de trabalho, w = 3, as quantidades dos insumos que maximizam o lucro dessa firma e utilizam todo o orçamento disponível são:
Na década de 60, o governo dos Estados Unidos passou a regular o preço do gás natural. Suponha que, naquele período, as curvas de demanda e de oferta do gás natural no país fossem dadas, respectivamente, por QD(P) = 14,8 – 1,6P e QS(P) = 2,8 + 0,4P, medidas em mil pés cúbicos de gás natural. Caso a regulação adotada por parte do governo dos Estados Unidos fosse um controle de preço que estipulasse um preço máximo por mil pés cúbico de gás natural dado por PMAX = 3 unidades monetárias, então o mercado de gás natural seria caracterizado por um excesso de:
Suponha, hipoteticamente, que a curva de demanda por trigo na Alemanha seja dada por QD(P) = 2400 – 120P, enquanto a curva de oferta é dada por QS (P) = 1800 + 80P. O valor em módulo da elasticidade-preço da demanda em equilíbrio nesse mercado é de aproximadamente:
Considere um consumidor que consome apenas dois bens: pão, X, e leite, Y. Os preços de uma unidade desses bens são, respectivamente, PX = ½ e PY = 2. Se esse consumidor tem renda mensal dada por 40 e se sua função utilidade é representada por U(X, Y) = 5X1/2Y 1/2, a cesta ótima que pode ser comprada por esse consumidor que maximiza sua utilidade sujeita a sua restrição orçamentária é: