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Sobre esses períodos e suas respectivas características e acontecimentos, assinale a afirmativa a correta.
Tendo em vista a intolerância especificamente religiosa, analise as afirmativas a seguir.
I. Verificando-se os diferentes povos em todo o mundo pode-se dizer que a intolerância é característica específica dos povos subdesenvolvidos e economicamente frágeis. II. A ideia de dubiedade das religiões entre tolerância e intolerância foi revelada em todos os tempos. III. O Brasil, desde a colonização pelos portugueses, tem sido palco de diversas formas de intolerâncias religiosas. IV. Como o mosaico religioso brasileiro é muito extenso, caracterizado desde o início pelo sincretismo religioso, não há casos de intolerância religiosa. V. O país se tornou um laboratório de fé, em razão das mudanças culturais, de modo que algumas religiões caíram no esquecimento e outras se adaptaram ou surgiram.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em relação aos códigos de ética que devem nortear a ação do profissional em sociologia, é correto afirmar que
Tendo em vista os conceitos de pobreza, desigualdade social, exclusão social e cidadania, analise as afirmativas a seguir.
I. A pobreza é uma condição de indivíduos ou grupos, os quais se encontram privados de meios adequados de subsistência. II. A pobreza está diretamente ligada à falta de acesso aos direitos básicos assegurados ao cidadão. III. A desigualdade relaciona-se apenas às questões econômicas; é característica de países em situação de pobreza e miséria. IV. A exclusão diz respeito, entre outros fatores, ao indivíduo ou grupo à margem de todo e qualquer projeto social. V. A cidadania relaciona-se com a garantia de acesso a bens e serviços públicos, bem como aos direitos assegurados.
Estão corretas as afirmativas
Texto I
“A Sociologia já passou por um longo percurso no EM, até o estágio atual que ocupa. Na versão da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, a função do ensino era fazer manifestar nos alunos a postura crítica. Em alguns outros documentos, a Sociologia fora entendida como matéria responsável pela busca da criticidade dos discentes, para fins de transformação da realidade. Tal ‘transformação da realidade’ perpassou a mentalidade de sociólogos que, por motivos diversos, outorgaram para si próprios a tarefa de corroborar para que seus alunos assimilassem um posicionamento político oposicionista à realidade apresentada.”
(Albuquerque, s/d.)
“Analisar a realidade social é uma tarefa árdua, mas necessária nas escolas, pois desconstrói noções prematuras e simplórias. Caso contrário, os alunos poderão sair da escola com seus preconceitos ainda mais reforçados, com baixa autoestima, naturalizando ainda mais a situação social em que vivem sem perspectiva para melhorar socialmente sua vida, sua comunidade e seu país.” (Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/07v31n85.pdf.)
Tendo em vista a análise dos textos e a realidade brasileira acerca da sociologia na escola, é correto afirmar que: