320 Questões de concurso encontradas
Página 25 de 64
Questões por página:
(Disponível em: http://artemazeh.blogspot.com.br/2012/03/diego-rivera-murais-para-o-museu-de.html.)
No período pós-revolucionário nas décadas de 1920, surgiu, no México, um movimento artístico bastante engajado conhecido com o nome de Muralismo. Sobre o Muralismo, analise as afirmativas a seguir.
I. No Muralismo algumas obras são encontradas nas ruas e exploram problemas sociais, bem como temas históricos. II. Marcando forte presença no México, onde surgiu esse movimento artístico, as primeiras manifestações do que viria a se tornar o Muralismo são as pinturas rupestres. III. Revolução Mexicana (1910), momento histórico que inspirou os artistas a expressar seus pensamentos críticos. IV. Era um movimento que acreditava que somente a arte poderia ser a solução para os problemas sociais vividos pelo povo, que a utilizaria como fonte de renda.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Trecho do Editorial “O Paiz”, em 14 de maio de 1888, Rio de Janeiro.
Está extinta a escravidão no Brasil. Desde ontem,13 de maio de 1888, entramos para a comunhão dos povos livres. Está apagada a nódoa da nossa pátria. Já não fazemos exceção no mundo. Por uma série de circunstâncias felizes fizemos em uma semana uma lei que em outros países levaria nos. Fizemos sem demora e sem uma gota de sangue. (...) Para o grande resultado de ontem concorreram todas as classes da comunhão social, todos os partidos, todos os centros de atividade intelectual, moral, social do país. A glória mais pura da abolição ficará de certo pertencendo ao movimento abolicionista, cuja história não é este o momento de escrever, mas que libertou províncias sem lei, converteu ambos os partidos à sua ideia, deu homens de Estado a ambos eles e nunca de outra coisa se preocupou senão dos escravos, inundando de luz a consciência nacional. (...) Em todos os pontos do império repercutiu agradavelmente a notícia da promulgação e sanção da lei que extinguiu no Brasil a escravidão. Durante a tarde e a noite de ontem fomos obsequiados com telegramas de congratulações em número avultado e é com prazer que publicamos todas essas felicitações, que exprimem o júbilo nacional pela áurea lei que destruiu os velhos moldes da sociedade brasileira e passou a ser a página mais gloriosa da legislação pátria. (...) O júbilo popular explodiu ontem como bem poucas vezes temos presenciado. Nenhum coração saberia conter a onda entusiasmo que o inundava, altaneira, grandiosa, efervescente.
O Paiz,14 de maio de 1888.
(Disponível em: http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/ddpro/ddpro028.htm.)
A ênfase dada pelo jornal à maneira pacífica como foi proclamada a Abolição da Escravidão no Brasil denota:
(Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=602.)
A gravura anterior se refere à famosa mina de Potosi, uma das maiores minas de que se tem notícia, explorada intensamente pelos espanhóis no contexto das Grandes Navegações. A economia mercantilista característica daquele período, expressa na gravura através do metalismo, caracterizou-se também:
(Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/100373/FHC-prometeu-mas-n%C3%A3o-enterrou-era-Vargas.htm.)
Independente dele (FHC), ter conseguido ou não “encerrar” a Era Vargas, ele se referia principalmente: