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SEDUC-PA - 2018 - SEDUC-PA - 2018
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Observe as charges.
As afirmativas a seguir tratam da tripartição da alma em Aristóteles. Analise-as.
I. É o princípio mais elementar da vida, ou seja, o princípio que governa e regula as atividades biológicas. II. Os animais possuem sensações, apetites e movimentos. III. É o pensamento e as operações a ele ligados, como a escolha racional.
Cada afirmativa anterior se relaciona, respectivamente, a qual parte?
I. É o princípio mais elementar da vida, ou seja, o princípio que governa e regula as atividades biológicas. II. Os animais possuem sensações, apetites e movimentos. III. É o pensamento e as operações a ele ligados, como a escolha racional.
Cada afirmativa anterior se relaciona, respectivamente, a qual parte?
“A razão coloca-se predominantemente em função da fé, ou seja, a filosofia serve à teologia, para a interpretação da escritura (Exegese) ou para a construção doutrinária sistemática (dogmática). A pesquisa racional ‘autônoma’ deve ser vista no quadro do problema religioso da conversão dos infiéis, para quem é necessário propor a doutrina cristã com base em argumentação racional. Não basta crer: é preciso compreender a fé. E isso não se obtém somente interpretando os textos sacros ou mostrando suas possíveis implicações para vida individual e comunitária dos homens, mas também demonstrando com base na razão as verdades aceitas pela fé ou, pelo menos, a sua logicidade ou a sua não contraditoriedade com os princípios fundamentais da razão.” (Reale,1990. V 1. P 482.)
O fragmento anterior se insere diretamente no contexto da filosofia
O fragmento anterior se insere diretamente no contexto da filosofia
“Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona, foi um importante bispo, cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo.” (Reale,1990. V 1. P.428-34.)
Sobre Santo Agostinho e seu pensamento, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Apesar de Agostinho ter vivido uma experiência de conversão ao cristianismo, a fé sempre foi questão secundária em seu pensamento. ( ) O mal não é um ser, mas deficiência e privação do ser. Se o mal fosse uma substância, seria um bem. ( ) Agostinho organiza o mundo e a sociedade em uma unidade coletiva denominada Cidade de Deus, desconsiderando qualquer outra forma metafísica. ( ) Os bens finitos devem ser usados como meios e não serem transformados em objetos de fruição e deleite, como se fossem fins.
A sequência está correta em
Sobre Santo Agostinho e seu pensamento, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Apesar de Agostinho ter vivido uma experiência de conversão ao cristianismo, a fé sempre foi questão secundária em seu pensamento. ( ) O mal não é um ser, mas deficiência e privação do ser. Se o mal fosse uma substância, seria um bem. ( ) Agostinho organiza o mundo e a sociedade em uma unidade coletiva denominada Cidade de Deus, desconsiderando qualquer outra forma metafísica. ( ) Os bens finitos devem ser usados como meios e não serem transformados em objetos de fruição e deleite, como se fossem fins.
A sequência está correta em
“Na Grécia Antiga, havia ‘professores’ itinerantes, os sofistas, que percorriam as cidades ensinando a arte da retórica às pessoas interessadas. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política. Tudo o que temos desses professores são fragmentos e citações e, por isso, não podemos saber profundamente sobre o que eles pensavam. Aquilo que temos de mais importante a respeito deles foi aquilo que disseram Platão e Aristóteles.” (Disponível em: mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Considerando o trecho anterior, analise as afirmativas a seguir. I. Seu saber era aparente e não efetivo, pois não possuía compromisso com a verdade, sim com o lucro. II. Ensinavam a arte de argumentar e persuadir, indispensável para exercer a cidadania numa democracia direta. III. Contribuíram para o ensino. Formaram um currículo de estudos que foi resgatado no período medieval. IV. Há periculosidade do pensamento no ponto de vista moral, bem como inconsistência na teorética. V. Os sofistas representam um fenômeno imprescindível. É impensável a filosofia sem eles.
A respeito do pensamento direto dos principais socráticos sobre os sofistas estão corretas apenas as afirmativas
Considerando o trecho anterior, analise as afirmativas a seguir. I. Seu saber era aparente e não efetivo, pois não possuía compromisso com a verdade, sim com o lucro. II. Ensinavam a arte de argumentar e persuadir, indispensável para exercer a cidadania numa democracia direta. III. Contribuíram para o ensino. Formaram um currículo de estudos que foi resgatado no período medieval. IV. Há periculosidade do pensamento no ponto de vista moral, bem como inconsistência na teorética. V. Os sofistas representam um fenômeno imprescindível. É impensável a filosofia sem eles.
A respeito do pensamento direto dos principais socráticos sobre os sofistas estão corretas apenas as afirmativas