SEDUC-PA - 2018 - SEDUC-PA - 2018
limpar filtros
Questões por página:
Leia a situação hipotética a seguir.
“João é professor de educação física atuante no Ensino Médio de uma escola pública, no interior do Estado do Pará. Em seu cotidiano escolar, dá atenção especial ao trabalho sob as formas de aprendizagens não planejadas. Os alunos desenvolvem saberes que não constam nos planejamentos curriculares formais. Para o docente, a escola produz tipos particulares de conhecimentos em concordância com as relações sociais de produção capitalista, entre os quais a obediência e o trabalho alienado configuram as aprendizagens regulares produzidas pela escola. Dessa forma, o professor defende, sobretudo, a ideia de reforçar nos alunos alguns valores/atitudes como a criatividade, o respeito, a necessidade do esforço pessoal que são temas que não se apresentam formalmente nos documentos curriculares, como forma de superação e emancipação social.”
Mediante a leitura, e segundo os estudos de Perrenoud (1996), o professor João tem uma postura didática voltada para qual tipo de currículo aplicado aos conhecimentos da área da educação física?
As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos. Em relação à nova Base Nacional Comum Curricular, a disciplina de educação física pertencerá a qual Área Central de Conhecimento?
O voleibol é um esporte praticado por duas equipes em uma quadra de jogo dividida por uma rede. O seu objetivo é enviar a bola, por cima da rede, de forma a fazê-la tocar parte do solo que esteja compreendido dentro da quadra adversária, ao tempo que a equipe deve impedir o adversário ao mesmo intento. Cada equipe poderá usufruir de até três toques na bola (além do contato com o bloqueio) na tentativa de enviar a bola novamente ao adversário. Sobre o processo histórico e educacional relacionado ao voleibol, segundo a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), é INCORRETO afirmar que
Ao elaborar algumas reflexões didáticas contemporâneas sobre a dança na escola, Marques (2007) afirma que “tanto o corpo quanto a dança ainda estão cobertos por um mistério, um buraco negro que a grande maioria da população escolar ainda não conseguiu investigar, explorar, perceber, sentir, entender e criticar”. Segundo a referida autora, em sua obra “Dançando na escola”, qual o principal motivo que impede um desenvolvimento mais efetivo da dança como componente curricular efetivo na/da escola?
“Localizado na fossa craniana posterior, recebe informações do meio externo através de impulsos que vêm dos músculos, das terminações táteis dos órgãos, dos canais semicirculares, cóclea e retina. É responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, da visão e da audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão nesta estrutura exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e com a postura corporal, trabalhando em conexão com o córtex cerebral e com o tronco encefálico.” A descrição se refere ao: