DER-CE - 2016 - DER-CE - 2014
limpar filtros
Questões por página:
Considerando a propagação das ondas S e P, sabe-se que no núcleo externo não há propagação de ondas do tipo S, em virtude de este núcleo

Os abalos sísmicos ocorrem em todo o planeta nos mais diferentes tipos de litologias. Considerando o estudo da sismologia, analise as afirmações abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Quando ocorre uma ruptura na litosfera, são geradas vibrações sísmicas que se propagam sempre na direção sul-sudoeste em forma de ondas.

( ) Os abalos sísmicos, independente da escala em que ocorrem, são registrados somente por sismógrafos instalados em áreas muito próximas ao epicentro.

( ) As ondas de abalo sísmico podem ser do tipo transversal, chamadas de ondas P, ou longitudinal, chamadas de ondas S; ambas podem propagar-se em todas as direções.

( ) Nas ondas S, as vibrações das partículas são perpendiculares à direção de propagação da onda.


A sequência correta de cima para baixo é:

O art.4º da resolução 357/2005 do CONAMA trata da classificação das águas doces no Brasil. Analise as afirmações abaixo sobre este assunto.


I. A classe especial é destinada à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas e à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.

II. A classe especial também pode ser destinada ao consumo humano, com desinfecção.

III. As águas doces da classe 4 podem ser destinadas a abastecimento e consumo humano direto, sem a necessidade de tratamento.


Está correto o que se afirma apenas em

A quantidade de determinado poluente transportado ou lançado em um corpo de água receptor expressa em unidade de massa por tempo é chamada de

A sísmica é um dos métodos mais eficientes para investigação dos ambientes terrestres. Atente às seguintes afirmações sobre esse método geofísico:


I. A sísmica lida com a propagação das ondas elásticas nos materiais geológicos, característica que tem correlação direta com algumas propriedades físicas dos materiais.

II. Apesar de útil, a sísmica não produz informações que possam ser integradas com dados de sondagens mecânicas; por isso, não serve efetivamente para a caracterização geológica e geotécnica dos terrenos.

III. A sísmica de refração vem sendo amplamente empregada há alguns anos na geologia de engenharia, sendo indicada para a determinação da profundidade do topo rochoso e da espessura da cobertura do capeamento (rocha alterada ou solo).


Está correto o que se afirma em