DER-CE - 2016 - DER-CE - 2014
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A qualidade é um objetivo de desempenho que, caso não atendido, pode gerar custos para as empresas. São exemplos de custos gerados pela falta de qualidade nos processos de uma empresa:

Com o objetivo de otimizar os resultados do seu processo, uma indústria optou pela utilização de uma das principais ferramentas de controle de qualidade. Observe abaixo um dos gráficos obtidos com as variações dos resultados do processo que se encontram fora do padrão de variação aleatória esperado.

Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se o exposto, a ferramenta descrita e representada acima corresponde ao

Atente ao seguinte enunciado: “Descrição gráfica da história do produto, descrevendo os estágios pelos quais o produto passa, desde os primeiros esforços para realizar o produto até o final do suporte pós-vendas.” Esse enunciado corresponde à definição de

Atente aos custos listados a seguir, e classifique-os assinalando com D ou I conforme sejam DIRETOS ou INDIRETOS:


( ) salários e encargos do pessoal da produção;

( ) energia elétrica de iluminação da fábrica;

( ) refeições e viagens dos supervisores da fábrica;

( ) matéria-prima para produção.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Uma das etapas de desenvolvimento de produtos é a avaliação e melhoria do projeto, cujo objetivo é considerar o projeto preliminar e verificar se pode ser melhorado antes de o produto ou serviço ser testado no mercado. Há diversas técnicas que podem ser empregadas nessa etapa para avaliar e melhorar o projeto preliminar. Atente às técnicas e às definições listadas abaixo.


I. Desdobramento da função qualidade (QFD) é uma técnica cujo objetivo é testar a robustez do produto.

II. Engenharia de Valor é uma técnica cujo objetivo é tentar reduzir custos desnecessários, antes de produzir o produto ou serviço.

III. Métodos de Taguchi é uma técnica cujo objetivo principal é tentar assegurar que o projeto final de um produto ou serviço realmente atenda às necessidades de seus clientes.


É correto o que se afirma apenas em