PGE-RS - 2014 - PGE-RS - 2014
limpar filtros
Questões por página:

O grau de declividade de um talude, rampa ou plano qualquer é medidoatravés de três variáveis: inclinação do terreno, declividade ou intervalo. De acordo com a figura a seguir, pode-se afirmar que:


Imagem associada para resolução da questão

Assinale a descrição correta do sistema estrutural arquitetônico representado na figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão

Qual dos sistemas estruturais arquitetônicos corresponde a estruturas que atuam principalmente por meio de composição de elementos em compressão e tração, como sistemas de treliças planas, curvas e espaciais?

A concepção arquitetônica da edificação, dos elementos da edificação, das instalações prediais e dos seus componentes construtivos são objetos do projeto de arquitetura, conforme NBR 13532/1995 ( Elaboração de projetos de edificações — Arquitetura). Sobre disso, analise os seguintes itens:


l. Aspectos arquitetônicos de fundações (baldrames, blocos, cortinas, arrimos, estacas e sapatas) e de estruturas (colunas, pilares, vigas, paredes, lajes e muros de arrimo).

II. Coberturas (telhas, canaletas, calhas, rufos, contra-rufos, terraços e lajes impermeabilizadas) e vedos verticais (paredes, esquadrias, proteções).

Ill. Equipamentos para iluminação (aspectos arquitetônicos para ambientes exteriores e interiores relacionados com a especificação dos controles e dos aparelhos de utilização): lâmpadas, luminárias, refletores, projetores, luminárias de emergência e suportes (postes, hastes e pendentes).

IV. Equipamentos sanitários (aspectos arquitetônicos relacionados com a especificação dos controles e dos aparelhos de utilização), tais como louças (ou similares), metaise filtros de pressão e bebedouros.


Quais são considerados elementos da edificação e seus componentes construtivos, segundo a referida norma?

Assinale a etapa, segundo a NBR 13532/1995 (Elaboração de projetos de edificações — atividades técnicas), que se destina à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessários ao interrelacionamento das atividades técnicas de projeto suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados.