limpar filtros
Questões por página:
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), instituída pela Lei Federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Baseando-se na PNMA, avalie os itens a seguir.

I. Entre os princípios para garantir o objetivo da PNMA, podem ser citados: (i) ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; (ii) proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas; e (iii) incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais. II. Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA. III. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o órgão superior do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e tem por finalidade assessorar o presidente na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente.


Está correto o que se afirma em
Tendo em vista que a forma de árvores não é perfeitamente regular, o uso de métodos (fórmulas) de cubagem, implica na divisão do fuste das árvores em n seções (toras). Isto leva à medição dos diâmetros em diferentes posições ao longo do fuste. O volume de cada seção pode ser calculado pelas fórmulas de Smalian, Huber ou Newton, dependendo da posição onde o diâmetro é mensurado em cada seção.
Uma tora com 5m de comprimento, cubada pelo método de Smalian, apresenta diâmetros em suas extremidades de 60cm e 40cm.
Com base nessas informações, o volume cubado da tora é de
As práticas conservacionistas dividem-se em práticas edáficas, práticas vegetativas e práticas mecânicas, de acordo com as modificações utilizadas no sistema de cultivo. Relacione as práticas conservacionistas descritas a seguir de acordo com a sua classificação em práticas edáficas, práticas vegetativas e práticas mecânicas.

1. Prática edáfica 2. Prática vegetativa 3. Prática mecânica
( ) O terraceamento é uma prática de controle de erosão hídrica, visando à interceptação e condução do escoamento superficial. ( ) A adubação verde consiste na incorporação de plantas cultivadas para este fim ou resto de plantas forrageiras e ervas ao solo, para reposição de matéria orgânica de forma barata e acessível, proporcionando melhorias nas condições físicas, químicas e biológicas do solo. ( ) A rotação de culturas visa o plantio de diferentes culturas em uma mesma área, em uma sequência planejada, considerando as condições do solo, do clima, topografia, além da mão de obra, maquinário e mercado consumidor. ( ) A alternância de capinas consiste em fazer capinas alternando faixas de mobilidade do solo, deixando sempre uma ou duas faixas com cobertura vegetal, logo abaixo daquelas recémcapinadas. ( ) A adubação química do solo repõe os nutrientes retirados pelas culturas e transportados pelo escoamento superficial, para manter um nível adequado desses nutrientes, garantindo o crescimento e desenvolvimento vegetal, mantendo o solo coberto e a produtividade.

Assinale a opção que indica a relação correta entre o tipo de prática conservacionista e as práticas descritas, na ordem apresentada.
A Política urbana, tratada nos artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bemestar de seus habitantes.
Neste sentido, é correto afirmar que
Os mapas ou cartas topográficas contêm informações técnicas do terreno, sendo um instrumento indispensável em praticamente todas as atividades de uso e conservação dos recursos naturais, uma vez que é o primeiro requisito para qualquer estudo relacionado a estes temas. Com o surgimento de métodos mais automatizados de aquisição de dados, surgiram mais facilidades de se obter informações a respeito de áreas mais isoladas e ainda sem cartografia tradicional. As técnicas de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas (SIG) são amplamente aplicadas no mapeamento e monitoramento de tipologias florestais no território brasileiro.
Relacione os conceitos abaixo listados com suas respectivas definições.1. Sensores Remotos 2. Sistemas de Informações Geográficas 3. Fotogrametria 4. Fotointerpretação
( ) É um sistema de captação armazenamento, processamento, análise e exibição de informações georreferenciadas. ( ) É definida como o ato de examinar imagens fotográficas com a finalidade de identificar objetos e deduzir seus significados. ( ) São equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. ( ) É a arte, a ciência e a tecnologia de se obter informações confiáveis sobre objetos físicos e o meio ambiente, através de processos de gravação, medição e interpretação de imagens fotográficas e padrões de energia eletromagnética radiante e outros fenômenos.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.