588 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 118
Questões por página:
I. Atualmente o termo adotado é “deficiência intelectual”, em substituição à “deficiência mental”, para caracterizar que se trata do funcionamento do intelecto e não da mente como um todo.
II. A intervenção com indivíduos que apresentam deficiência intelectual tem objetivos diferentes, dependendo da natureza, abrangência e especificidade desta.
III. A educação escolar do aluno com deficiência intelectual deve se restringir ao atendimento educacional especializado.
Está correto o que se afirma em
Com relação às indicações do implante coclear, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Quanto menor o tempo de privação sensorial auditiva, mais chance a criança implantada tem em obter melhor percepção de fala e desenvolvimento de linguagem oral.
( ) O período ideal para implantar uma criança com deficiência auditiva pré-lingual está dentro dos primeiros 5 anos de vida quando as vias auditivas centrais apresentam plasticidade neuronal máxima.
( ) Em adultos é indicado o implante coclear em perda auditiva neurossensorial de grau severo a profundo ou profundo pós lingual bilateral
As afirmativas são, respectivamente,
I. O programa de prevenção de perdas auditivas (PPPA) deve incluir, entre outros aspectos, avaliação e gerenciamento de riscos à audição, adoção de medidas de proteção auditiva e vigilância epidemiológica da situação auditiva de todos os trabalhadores.
II. Além de ações de educação em saúde ambiental, é muito importante pensar nas possibilidades de proteção individual, enquanto as medidas de proteção coletiva ainda não tiverem sido realizadas ou forem insuficientes no controle dos riscos.
III. O protetor auditivo é uma barreira acústica que visa a diminuir o nível de ruído que atinge a cóclea e depende de múltiplos fatores, incluindo uma série de características intrínsecas, bem como características fisiológicas e anatômicas do indivíduo.
Está correto o que se afirma em
Com relação à triagem auditiva neonatal universal (TANU) assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa:
( ) A definição de indicadores de risco para deficiência auditiva (IRDA) teve seu início na década de 1970, pelo “Joint Committee on Infant Hearing”.
( ) No final da década de 1980 surge o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) com análise automática de resposta (PEATE-a) com a facilidade e agilidade necessárias para aplicabilidade clínica.
( ) Entre 1994 e 1996 a descrição da alteração auditiva conhecida como espectro da neuropatia auditiva (ENA) provocou uma nova reflexão nos procedimentos adotados na TANU.
As afirmativas são, respectivamente