limpar filtros
Questões por página:
A reforma psiquiátrica vem sendo construído no Brasil há diversos anos e considera os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como elementos estratégicos e imprescindíveis do processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos. Sendo um pilar fundamental da reforma, a desinstitucionalização pode ser compreendida como
A reforma psiquiátrica e a desmanicomialização não impediram que certas tecnologias de poder próprias da psiquiatria clássica se reproduzissem nos centros de referência de Saúde Mental, conhecidos no Brasil como CAPS. Busca-se ainda dominar as paixões, os delírios e os maus hábitos por meio do uso de psicofármacos e descobrir dados nas condutas passadas que apontam para comportamentos ou reações anormais.
Portanto, as estratégias de poder utilizadas classicamente pela psiquiatria não se limitam às instituições fechadas, pois são praticadas toda vez que a intervenção terapêutica reitera duas velhas estratégias do saber psiquiátrico do século XIX, a saber,
A psicóloga clínica Ana Carolina acompanha terapeuticamente a adolescente Juliana, de 16 anos. Por meio do processo terapêutico, Ana Carolina teve conhecimento de que a menina vinha sofrendo violência sexual intrafamiliar por parte do padrasto.
Segundo as disposições contidas na Resolução do CFP Nº 010/05 (Código de Ética Profissional),
A prática da Terapia Comunitária Integrativa integra, desde 2008, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Tem se revelado, para os gestores de saúde e a comunidade, um instrumento de grande valor estratégico, uma preciosidade rumo à efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), respondendo, neste universo, a importantes diretrizes como a equidade e universalidade, grandes fontes de inclusão e cidadania.
Avalie se são fases da Terapia Comunitária Integrativa:
I. Acolhimento. II. Problematização. III. Encerramento.
Está correto o que se afirma em

Analise, em consonância com as disposições da Lei nº 10.216/2001, as assertivas a seguir:


I. Internação involuntária é aquela determinada pela Justiça.

II. É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família.

III. É permitida a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares.


Está correto o que se afirma em